29 de fevereiro de 2012

Mostre me sua lingua e eu te direi como estas!

Sua língua é a apresentacao de sua saude interna, ela funciona como uma bola de cristal para quem sabe ler suas dicas de saude. Alem disso ela ajudando-o a falar, a sentir sabor, a mastigar e a engolir, e tambem luta contra germes e problemas de saúde. Dr. Mao, Especialista Lifescript de Saúde Natural, mostra como ler indícios de doença que sua lingua nos apresenta ...


A maioria das pessoas ignora o músculo que mais trabalha em seu corpo: a língua. Claro, você aprecia quando suas +-9.000 glandulas gustativas o impressionam com sabores ricos em chocolate ou salsa picante. Porem a lingua pode lhe proporcionar muito mais que degustacao de sabores diferentes, ela pode lhe contar muito sobre sua saude e lhe ajudar a prevenir e descobrir doencas.


De acordo com a medicina Oriental sua lingua e dividida em 5 zonas, a pontinha , lado direito, lado esquerdo , a regiao central e a regiao posterior.


Problemas nessas areas representam partes do corpo diferentes a serem investigadas. A ponta representa o coracao e os pulmoes, o lado esquerdo e direito representam o figado e a bexiga, a regiao central representa o estomago e o baço e a parte posterior representam os intestinos, a bexiga e os rins.





Nesse exemplo a paciente tem 50 anos, a paciente estava doente há tanto tempo que ne conseguia se lembrar. Estava em estado depressivo agudo, resfriados, problemas digestivos, e ela constantemente se sentia exausta.
Ela freqüentemente se queixava de dores abdominais inferiores, que ela atribuiu à prissao de ventre constante. A dieta da paciente era irregular. Quando ela estava infeliz, ela experimentava ataques vorazes de fome. Sua dieta era composta principalmente de biscoitos, bolos e chocolate, e ela estava bem acima do peso.
O paciente sofria de sinusite crônica que impedia a respiração nasal normal. 


Uma feridana area da garganta sinalizaria o início de uma sessão aguda de sinusite que coincidiu com um espesso, amarelado corrimento nasal e dor facial. Estes sintomas foram acompanhados por um sentimento de mal-estar.





A cor de sua lingua tambem revela estados de sua saude!!!



Para começar a ler a sua língua, verifique a sua cor. Uma língua saudável tem o tom rosa médio, Dr. Mao diz: Tons vinho ou roxo é um mau sinal, sugerindo infecção, inflamação ou hiperatividade.


A língua brilhante vermelha sugere calor, tvz alimentos muito picantes ou febre ou stresse intenso.


Uma língua pálida significa que você está com frio ou você pode ter anemia ou baixa energia. É provável que o seu sistema imunológico não esta bem.


O revestimento de sua lingua:

Lingua normal:



O que vc procura em uma lingua normal e uma pelicula de revestimento levemente esbranquicada. Porem cuidado, se esse pelicula estiver grossa demais ou branca demais isso indica muita bacteria o que pode causar infeccao e inflamacao . Vc tambem pode estar desidratado ou com infeccoes derivadas por fungos.


Lingua com camada branca e grossa:



Fonte da foto: http://blogs.discovery.com/dfh-sara-novak/2011/12/7-things-your-dental-hygiene-says-about-your-overall-health.html


Esse revestimento branco presente na língua é uma acumulação de toxinas. Isso indica que o sistema digestivo não está funcionando corretamente.

O revestimento branco também pode ser candida ou um acúmulo de fungos ou bactérias na língua. Considere com cuidado a limpeza para remover essa camada na escovacao diaria, outras dicas sao diminuir o consumo de leite, carne vermelha, álcool, açúcar e trigo.


Lingua marrom ou escura demais pode indudicar problemas serios nos pulmoes ou infeccoes na bexiga.




Leucoplaquia pilosa é uma condição similar acredita-se ser causada por infecção pelo vírus de Epstein-Barr (EBV), que é mais provável que surgem em uma pessoa com um sistema imunitário deprimido, como no HIV AIDS.



Lingua revestida de camada grossa branca-amarelada tambem pode ser indicio de sifilis, candida ou falta de vitamina B-12.



Lingua de morango. Essa lingua realmente parece com um morango, ela e vermelha e contem pontinhos por toda parte. Isso e uma deficiencia de acido folico e niacin.


Lingua marcada inchada com marcas de dentes nas laterais: Deficiencia de vitaminas , e desidratacao.






Glossitis (lingua inchada e palida)

Glossite é frequentemente um sintoma de outras doenças ou problemas, incluindo:

Reação alérgica ao creme dental ou produtos para refrescar o hálito, corantes em doces, plásticos em dentaduras ou retentores, medicamentos para pressão arterial.
Boca seca, quando as glândulas que produzem saliva são destruídos (ver: síndrome de Sjogren)
Infecções com bactérias ou vírus (inclusive herpes oral)
Lesão de queimaduras, arestas de dentes ou aparelhos dentários ou outros traumas
Baixos níveis de ferro (chamado deficiência de ferro) ou algumas vitaminas B, como a vitamina B12
Condições da pele tais como líquen plano oral, eritema multiforme, úlceras aftosas, pênfigo vulgar, sífilis .






Lingua roxa

A língua roxa ou vermelho-púrpura pode surgir com certas doenças, mas também pode preceder o desenvolvimento de uma língua azul. Por conseguinte, deve ser cuidadosamente monitorado em casos agudo mais distintos língua roxa é incomum em comparação com outras descoloraçoes da língua. É mais comumente visto com deficiências nutricionais e, em particular com deficiencia de vitaminaB2 (riboflavina) .


Marcas estranhas parecidas com mapas na lingua





Marcas que parecem mapas na lingua indicam:

Língua geográfica é uma condição inofensiva que afeta a superfície de sua língua. A língua é normalmente coberta com minúsculas, rosa-branca solavancos(papilas). Com língua geográfica, manchas na superfície da língua estão faltando papilas e aparecem como lisas,vermelhas "ilhas", muitas vezes com bordas ligeirament elevantadas.

Essas manchas (lesões) dao a língua um aspecto geográfico. As lesões muitas vezes se curam em uma área e, em seguida, migram para uma parte diferente de sua língua. Língua geográfica é também conhecido como glossite migratória benigna.

Embora língua geográfica poderá parecer alarmante, ela nao causa problemas de saúde e não está associada com infecção ou cancro. Língua geográfica pode às vezes causar desconforto na língua e aumento da sensibilidade a determinadas substâncias.






Língua fissurada : é uma condição benigna caracterizada por sulcos profundos (fissuras) no dorso da língua. Embora estas ranhuras podem parecer dolorosas, a condição é indolor e os indivíduos nao experimentam desconforto físico.
Língua fissurada é visto na maioria dos pacientes com síndrome de Down, em associação com língua geográfica, e em indivíduos saudáveis ​​e normais tambem.


Um pouquinho sobre cancer bucal.









Fontes:
http://www.doctoroz.com/videos/what-your-tongue-says-about-your-health

http://www.lifescript.com/health/everyday-care/health_basics/decode_your_tongue.aspx,


http://en.wikipedia.org/wiki/File:Fissured_geographic_tongue.jpg, http://www.doctoroz.com/videos/what-your-tongue-says-about-your-health, http://health.msn.com/health-topics/oral-care/articlepage.aspx?cp-documentid=100182631&page=2, http://www.healthhype.com/tongue-discoloration-white-red-purple-blue-yellow-black.html, http://www.mayoclinic.com/health/geographic-tongue/DS00819

Um comentário:

Anônimo disse...

Fiquei com nojo de todas estas línguas e tbm com muito medo!?