9 de novembro de 2013

Corantes , alergias alimentares, cancer e hiperatividade infantil. (Tartrazina, INS 102, amarelo #5)


O outono chegou aqui em Oregon, e com ele a chuva de folhas coloridas nas ruas por todos os lados que se olhar.  Minhas aulas de quimica estao sendo muito produtivas nesse trimestre e no laboratorio estamos fazendo diversas experiencias com aplicacao na vida real (finalmente!) pois ja nao aguentava ficar so na teoria.
Uma das experiencias que tivemos esse mes foi com o corante #5, tb conhecido  no Brasil como Tartrazina, de cor amarela porem tb usado em produtos de cor (marrom, verde, vermelho, laranjado e varias outras cores quando misturadas).

Apesar de a muito tempo sabermos dos problemas causados pela Tartrazina a industria alimenticia insiste em continuar o usando.

Esse corante tambem aparece em alguns produtos alimenticios e cosmeticos disfarcado com outros nomes tais como:  a sigla INS 102.

A tartrazina é o corante que provoca mais reações alérgicas (crises de asma, urticária, dermatites, eczema), principalmente em asmáticos, pessoas com intolerância ao ácido acetil-salicílico ou que sofram de urticária. E tambem esta diretamente ligado a hiperatividade e déficit de atenção em crianças.
Especialmente perigoso quando consumido por criancas que tem o peso menor que de adultos e a exposicao entao sera provavelmente bem maior e os efeitos colaterais tb. Infelizmente esse produto esta quase sempre em produtos que as criancas amam comer, tais como bolachas recheadas, pudins, gelatinas, biscoitos salgados, sucos , refrigerantes etc.
A quantidade de aditivos que pode ser consumida em um dia é calculada em função do peso. Como as crianças pesam menos elas facilmente consomem mais do que o limite estabelecido como seguro em um dia.

Principais Alimentos: Presente na maioria dos alimentos, principalmente as conservas de frutas vermelhas, decorações e revestimentos, produtos de pastelaria e padaria fina, peixe defumado, ovas de peixe, frutos do mar, produtos de confeitaria, aperitivos, queijo fundido aromatizado, molhos, temperos e condimentos, bebidas alcóolicas,alimentos processados a base de cereais, balas, caramelos e similares, cerejas em calda (somente para reconstituição da cor), coberturas e xaropes para gelados comestíveis e sobremesas, gelados comestíveis, geléia de cereja, gomas de mascar, iogurtes aromatizados, leites aromatizados, leites fermentados aromatizados, licores, preparados líquidos ou sólidos para refrescos e refrigerantes, produtos de frutas, cereais, legumes e outros ingredientes para uso em iogurtes, queijos tipo petit suisse e similares, queijos (fuccina ou magenta somente na crosta dos tipos consagrados), recheios de bombons e similares, recheios de chocolates, recheios e revestimentos de produtos de confeitaria, biscoitos e similares (com exceção dos recheios de cremes com ovos), refrescos e refrigerantes,sobremesas e pós para sobremesas de gelatinas, flans, pudins e similares, xaropes para refrescos. Fonte: http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/especial/perigo-no-abuso-de-aditivos-alimentares

Alem disso alguns corantes tb podem ate mesmo modificarem nosso DNA o que pode causar cancer.

Varios tipos de alergia, cancer, hiperatividade sao apenas alguns dos problemas ja constatatos onde corantes artificiais como tartrazida (amarelo #5, tartrazina, E102 , Amarillo 5 o Yellow 5) estao diretamente ligadas.



Entao consumidor, se ligue nos rotulos e procure observar se na lista existem corantes artificiais. Se estiverem presentes nao os levem pra casa!!!

Se vc se interessou por esse assunto, leia tb: 
Hiperatividade infantil
Corantes e modificacoes geneticas.


Fontes: http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/865/744
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-69842007000100019&script=sci_arttext
http://www.efsa.europa.eu/en/efsajournal/pub/1331.htm
http://www.sbai.org.br/secao.asp?s=81&id=306
http://www.liberoalimentos.com.br/2012/02/cuidado-com-a-alergia-a-tartrazina.html
http://www.scielo.br/pdf/csp/v25n8/02.pdf