23 de fevereiro de 2012

Mostre me tuas mãos e te direi quem és



Vc sabia que muitos problemas de saude podem ser revelados somente olhando pras suas unhas?

Você sabia que as unhas podem revelar pistas de sua saúde geral? Um toque de branco aqui, um tom rosado lá, ou alguma ondulação ou pontinhos mais altos podem ser um sinal de doença no corpo. Problemas no fígado, pulmões, coração podem aparecer em suas unhas. Continue lendo para aprender os segredos que suas unhas podem revelar.

                                                                       Unhas pálidas


Unhas muito pálidas, muitas vezes, pode ser um sinal de doenças graves, tais como:

anemia
A insuficiência cardíaca congestiva
doença hepática
subnutrição


                                                                    Unhas Brancas




Unhas brancas
Se as unhas são majoritariamente brancas com bordas escuras, isso pode indicar problemas de fígado, como hepatite. Nesta imagem, você pode ver os dedos também apresentao sinais de icterícia, outro sinal de problemas no fígado.



Unhas amareladas



Unhas amarelas
Uma das causas mais comuns de unhas amarelas é uma infecção fúngica. Quando a infecção se agrava, o leito ungueal se apresenta, e as unhas podem engrossar ficarem fracas e se partirem. Em outros casos, unhas amarelas podem indicar uma doença mais grave como doença da tireóide, doenças pulmonares, diabetes ou psoríase ou bronquite cronica.



Unhas azuladas




Unhas azuladas
Unhas com uma coloração azulada pode significar que o corpo não está recebendo oxigênio suficiente. Isto pode indicar uma infecção nos pulmões, tais como pneumonia. Alguns problemas de coração pode serem associados com unhas azuladas tambem.



Unhas Onduladas


Se a superfície da unha é ondulada, este pode ser um sinal precoce de psoríase ou artrite inflamatória. Descoloração da unha é comum, a pele sob a unha pode parecer marrom-avermelhada. A psoríase é uma doença de pele que se inicia 10% das vezes nas unhas.




Unhas rachadas e quebradicas


Unhas rachadas, secas e quebradicas.
Se isso acontece freqüentemente pode estar ligado a doenças da tireóide. Porem, Craqueamento ou divisão da superficie da unha com tonalidade amarelada é mais provavelmente causada por infecção fúngica.



Cuticulas inchadas


Se a pele ao redor da unha estiver vermelha e inchado, isso é conhecido como inflamação ungueal. Pode ser o resultado de lúpus ou outra doença do tecido conjuntivo. A infecção também pode causar vermelhidão e inflamação da cuticula sem outros motivos aparentes.


Linhas escuras nas unhas



Linhas escuras abaixo da unha deve ser investigado o mais rapidamente possível. Eles são, às vezes causada por melanoma, o tipo mais perigoso de câncer de pele.


Unhas roidas



 

 Roer as unhas pode ser apenas um velho hábito, mas em alguns casos é um sinal de ansiedade e poderia se beneficiar de tratamento psicologico. Roer as unhas também tem sido associado ao transtorno obsessivo-compulsivo. Se você não consegue parar de roer vale a pena discutir com seu médico.

                                                                   Unhas curvadas


Unhas curvadas (koilonychia) são unhas macias que parecem escavadas para fora. A depressão é geralmente suficientemente grande para conter uma gota de líquido.Muitas vezes, um sinal de anemia de ferro ou uma doença hepática conhecida como hemocromatose, em que seu corpo absorve muito ferro a partir do alimento que você come; Também pode estar associada com doença de coração e hipotiroidismo.


Unhas grandes demasiadamente e curvadas pra dentro.
Unha baqueteamento ocorre quando a curva das unhas se ampliam em torno das pontas dos dedos, geralmente ao longo de anos. Unha baqueteamento é, por vezes o resultado de pouco oxigénio no sangue e pode ser um sinal de vários tipos de doenças pulmonares. Unha baqueteamento também está associada com doença inflamatória do intestino, doença cardiovascular, doença do fígado e da AIDS.


Essa condicao e conhecida como unhas de Terry
      
A ponta de cada unha tem uma banda escura. Às vezes isto pode ser atribuído ao envelhecimento. Em outros casos, pode ser um sinal de uma condição grave subjacente, tais como doenças do fígado, insuficiência cardíaca ou diabetes.


Unhas com faixas de depressoes


Depressões que percorrem as unhas. As depressoes podem aparecer quando o crescimento na área sob a cutícula é interrompida por lesão ou doença grave. Condições associadas com incluem diabetes não controlada e doença vascular periférica, bem como doenças associadas com febre alta, tais como a escarlatina, sarampo, caxumba e pneumonia. As linhas também podem ser um sinal de deficiência de zinco.


Separacao da unha

separação da unha


Uma condição conhecida como onicólise, as unhas se soltam e separam-se do leito ungueal. Muitas vezes associados com lesão ou infecção. Em outros casos, a separação das unhas sao uma reação a algum determinado medicamento ou produto de consumo, tais como endurecedores de unhas ou adesivos. Doenças da tireóide e psoríase - uma doença caracterizada por manchas escamosas na pele.

Apesar de muitos problemas acompanharem as mudanças das unhas, raramente elas são o primeiro sinal. Anormalidades nas unhas são, em muitos casos inofensivas - nem todos as pessoas com unhas brancas têm hepatite. Porem, a maioria das pessoas com hepatite tem unhas brancas, entao se vc estiver preocupado com sua saude, consulte um medico.

Fontes:
Habif TP. Clinical Dermatology: A Color Guide to Diagnosis and Therapy. 5th ed. Edinburgh, U.K.; New York, N.Y.: Mosby Elsevier; 2010. http://www.mdconsult.com/books/page.do?eid=4-u1.0-B978-0-7234-3541-9..00034-1&isbn=978-0-7234-3541-9&sid=1202987289&uniqId=280881613-3#4-u1.0-B978-0-7234-3541-9..00034-1--s0035. Accessed Sept. 9, 2011.
Gregoriou S, et al. Nail disorders and systemic disease: What the nails tell us. Journal of Family Practice. 2008;57:509.



fontes:

http://vilamulher.terra.com.br/unhas-podem-ajudar-no-diagnostico-de-doencas-11-1-60-299.html

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1431/doenca_das_unhas.htm

http://reference.medscape.com/features/slideshow/nail-diseases

http://www.mayoclinic.com/health/nails/WO00055&slide=4

http://www.aafp.org/afp/2004/0315/p1417.html

http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/naildiseases.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Nail_disease