17 de maio de 2015

Perigos de pneus reciclados!

Bom dia pessoal. 

Achei importante abrir esse topico para informar as pessoas sobre algumas coisas que vem acontecendo e que tvz ainda nao tenham chego a populacao geral... Como sabemos a reciclagem de pneus e uma coisa necessaria para o meio ambiente... Porem infelizmente pneus sao feitos com materiais altamente toxicos para animais , insetos, etc... enfim pessimo pra praticamente toda a vida do planeta... Materiais como mercurio e chumbo entre muitos outros estao entre as substancias encontradas em pneus usados. E quanto mais velho o pneu pior o risto de contaminacao. Outra noticia quentinha rescem saida do forno ano passado e o caso da reciclagem de pneus em gramas artificiais nos USA. Deixa eu explicar o que esta acontecendo... Uma professora de educacao fisica por mais de 25 anos aqui do meu lado no estado de Washington comecou a perceber que depois de 15 anos como professora alguns de seus alunos antigos que jogavam futebol nesses campos com gramas falsas feitas de reciclagem de pneus estavam com cancer... A coisa comecou a ficar fora do controle quando ela descobriu que mais de 10 dos alunos tinham o mesmo tipo de cancer (um cancer raro) e que todos aquelas criancas eram os goleiros dos times que se jogavam no chao com mais frequencia pra pegar a bola... Com isso ela resolveu abrir uma invetigacao particular e descobriu mais de 50 alunos com cancer sendo mais de 25 goleiros. Com todas as informacoes na mao ela foi ao jornal e ano passado varios jornais nacionais dos USA publicaram o fato... com a noticia na tv adivinhem o que aconteceu??? Mais e mais ligacoes de pessoas que tb jogaram nesses campos por anos com cancer... muitos deles goleiros... Com tudo isso uma investigacao enorme e criminal esta em andamento nesse exato momento. Mas por enquanto ja se sabe que como varios estados estao envolvidos, varios campos de futebol e outros esportes que nao e pura conhecidencia ou algo devido a outros fatos... Por isso o governo de agricultura e seguranca dos USA mandou um pedido a todas as escolas para NAO usarem pneus velhos em parques (pois eles tb eram usados reciclados como lona fofinha em parques...) e tambem pra nao usarem os pneus com potes ou bordas de plantacoes pois eles contaminam o solo tb e as bacias de agua da cidade... 

Infelizmente ainda tem pessoas que nao associam o uso do pneu velho inteiro com o uso do pneu em pedacinhos... acham que somente quando em pedacinhos ele trara problemas para saude... Infelizmente nao e bem assim... Enquanto e verdade que pneus em pedacinhos causam problemas mais imediatos, tambem e verdade que pneus inteiros quando velhos contaminarao o solo onde estao. (especialmente se forem cortados ou ainda estiverem com os metais por dentro). Diversos fatores fazem com que qualquer pneu comece a se degenerar com o tempo... entre eles : Raios solares, calor, chuvas, oxigenio etc... E temos tb que levar em conta que esses pneus reciclados nao eram novinhos... muito pelo contrario ja chegaram no seu quintal depois de anos e anos de uso (ja se deteriorando aos poucos). Aqui um outro estudo cientifico que encontrei na PubMed sobre esse tema:

 Esse estudo mostra os elementos organicos e inorganicos que se soltaram do pneu em testes simulando envelhecimento natural de pneus em 28 dias. O estudo mostra que solos muito acidos ou basicos aumentam as chances de contaminacao... Pedacos menores causam contaminacao mais rapida que pedacos maiores, quanto mais calor fizer onde vc mora tambem maior contaminacao do solo, 
quanto mais chove em cima do pneu mais contaminacao... Se vc cortar o pneu... mais contaminacao!!!http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25712610 (Leaching of DOC, DN, and inorganic constituents from scrap tires.
Selbes M1, Yilmaz O1, Khan AA2, Karanfil T3.) 

Vou colocar as informacoes todas aqui com links pra quem quiser comprovar, nao esquecam, essas sao informacoes novas, ate alguns anos atras se achava que a contaminacao era minima a curto prazo... porem esqueceram como sempre que... temos que considerar tambem a contaminacao cronica a longo prazo, o que nao lhe causa problemas em 1-3 meses pode lhe causar serios problemas em 1-3 anos!

http://www.ehhi.org/turf/rubber_mulch_facts08.shtml

http://www.plasticfieldsfornever.org/turf_report07.pdf


http://www.huffingtonpost.com/2015/05/09/toxic-turf_n_7218728.html


http://www.forbes.com/sites/mikeozanian/2014/10/10/nbc-news-looks-into-link-between-artificial-turf-and-cancer/


http://philadelphia.cbslocal.com/2015/04/23/cbs3-investigation-fields-of-danger/


http://nfsmi.org/documentlibraryfiles/pdf/20110822025700.pdf

Aqui a lista variada de produtos quimicos encontrados em pneus: acetone
aniline
arsenic
barium
benzene
benzothiazole
cadmium
chloroethane
chromium
cobalt
copper
halogenated flame retardants
isoprene
latex
lead
manganese
mercury
methyl ethyl ketone
methyl isobutyl ketone
naphthalene
nickel
nylon
phenol
pigments
polycyclic aromatic hydrocarbons
polyester
rayon
styrene - butadiene
toluene
trichloroethylene

19 comentários:

Guiomar Oliveira disse...

Li sua postagem e fiquei temorizada, então não dá para reciclar pneu, como posso ter uma planta plantada num pneu no meu quintal, se ele vai contaminar, e a planta comestível, vou comer e com o tempo fico doente. Sem falar que a chuva leva a água para os rios. e a reciclagem usada dentro de casa, como moldura de espelho, mesa de centro, cama de cachorro e puf, em quanto tempo a pessoa pode ficar doente, ficando em lugar fechado com os pneus. Gostaria de obter mais informação concreta nestes casos.

andre caretta disse...

Parabéns pelo texto, sempre vejo grupos iniciando hortas e usando pneus, principalmente em escolas e quando toco no assunto, geralmente acham exagero ou ficam desanimadas. Já que a intenção é cultivar alimentos mais limpos, fico com a banição dos pneus em jardins.

Edinea Thurler disse...

Informações valiosasque em geral não temos.estamos num beco sem saída? Tudo que é industrializado se volta contra nós mortais,o que fazer? 😱😱

eugenia soares disse...

Boa noite, li a sua postagem e gostaria de um artigo sobre as consequencias do uso de pneus usados em parque infantis e praças publicas, estou fazendo uma monografia sobre os perigos das toxinas dos pneus e nao acho nada. Se pude ajudar-me fico grata.

eugeniasoares2009@gmail.com


Jaqueline disse...

Eugenia as fontes estao abaixo do artigo.

Unknown disse...

Li o artigo e fiquei assustada, tenho 2 frutíferas em um vaso feito com pneus trocarei imediatamente,obrigada

ALGODÃO DOCE disse...

OLÁ,
ENCAMINHEI SEU ALERTA PARA A CP DE MINHA ESCOLA.
TRABALHO NUMA EMEI NA PMSP E TEMOS UM PROJETO HORTA.
TEMOS ALGUNS CANTEIROS DE TEMPEROS COM PNEUS.
PASSEI O ALERTA. JÁ HAVIA VISTO UM COMENTÁRIO COMO ESTE
NO FACEBOOK.
MUITO OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES. SERÃO DE GRANDE VALIA.
ABRAÇOS,
SILVIA VITÓRIA

Edilene disse...

Olá Jaqueline,bastante relevante sua reportagem,estou realmente preocupada com a questão levantada por ti,meu marido é goleiro em quadra sintética,você sabe alguma coisa a respeito do material usado nas quadras aqui no Brasil?Outras dúvidas que me ocorreram,profissionais como borracheiros e mecânicos que estão constantemente em contato com pneus, também corem esse riso?E quanto a nós que os usamos diariamente nos nossos carros e depois os colocamos quentes nas garagens por onde toda a família circula,será que também corremos riscos?Grata pela publicação,aguarda sua resposta.

Jaqueline disse...

Edilene os borracheiros que CORTAM os pneus imagino que estejam correndo risco tb sim. Ja vc que estaciona o carro quente na garagem nao. Essas criancas goleiros na verdade estao correndo risco pois essas mini particulas estao ENTRANDO pelo ouvido, nariz, e boca. Isso e pessimo. Quanto aos canteiros com alimentos tb e uma pessima ideia.

Unknown disse...

Bom dia! Sou agricultor urbano e dou oficinas de hortas orgânicas em pequenos espaços. Além disso, minha horta é toda feita dentro de pneus que iriam para o lixo mas, imagino, estão tendo uma função mais nobre, que é a produção de alimentos. Por conta de perguntas de meus alunos, estou pesquisando sobre o assunto, mas não encontro bibliografia em português ou espanhol, línguas que domino. Então não sei se este é um alerta que deve ser levado a sério ou apenas mais uma lenda da internet.
Fiz perguntas a respeito em fóruns de agricultura ecológica dos quais participo e ninguém sabe responder. Então eu continuo com minhas dúvidas, que são:
1- Um pé de alface vai ficar no máximo três meses dentro do vaso de pneu. Se é verdade que o pneu libera substâncias tóxicas, será que dá tempo dessas substâncias subirem pela seiva, contaminando a comida?
2- Como é que ninguém nunca fez alerta sobre os "perigos" da presença desses mesmos componentes em vasos, mangueiras e caixas d'água de plástico? Você já parou pra pensar que toda a água que bebemos chega às nossas casas dentro de garrafões de plástico ou por meio de tubos também feitos com materiais plásticos?
3- Se os pneus são mesmo capazes de contaminar a terra que está dentro deles, fico pensando que eles rodam e deixam muitos resíduos nas ruas e estradas asfaltadas. Quando a chuva vem, esses resíduos são levados para os mananciais que nos abastecem da água que vamos utilizar para irrigar hortas e lavouras, para beber, para cozinhar e tomar banho, por exemplo. Isso não seria muitíssimas vezes mais grave?

Jaqueline disse...

Juarez pior que e verdade. O aviso e serissimo mesmo. O pneu e diferente de vasos comuns, contem muito mais metais pesados e substancias toxicas. Quanto ao tempo de 3 meses sim amigo ja e tempo o bastante pra contaminar sua horta pois a terra ja estara contaminada. Sobre os links em ingles vc pode traduzir tudo pelo tradutor do google. O problema e serio e isso nao e lenda da internet. Tanto que ate o governo americano esta se envolvendo.

Anônimo disse...

Olá, Jaqueline! Fiquei muito surpresa quando li sua reportagem. Eu estava me preparando para fazer uma horta grande somente com pneus. Mudei de ideia! Agora, eu queria saber se eu usar o pneu de forma artesanal, no jardim, sobre uma base de madeira, ainda assim teria problema?

Jaqueline disse...

Amiga vc pode sim ter pneus como artigos de decoracao. Porem cuidado na hora de cortar os pneus, use uma mascara se possivel. E nao os deixe em cima de solo onde vc ira plantar no futuro ou tem criancas ou animais brincando!

Unknown disse...

ola bom dia estou iniciando cuĺtura de hortaliça em vazoz e nao havia pensando nisso nem o curador da 32 Bienal de artes de sp que se inspirou no tema...como poderiamoa ter certeza da contaminacao?

Anônimo disse...

Acho que vc está apenas preocupado em ter que mudar todo seu projeto! Disse que não achou nada pra ler no seu idioma na postagem ak mesmo tem todos os links com tais informações, existe um programa chamado Google Tradutor!

Luciana disse...

Tudo vira moda! Reciclagem, alimentação natural, gastronomia... Tem o lado bom disso, que é a disseminação da informação, e tem o lado ruim, que é tornar qualquer coisa consumível, então a moda e as tendências ditam seu comportamento. Atualmente, vemos pessoas fazendo artesanato com materiais reciclados, para seu sustento. Dentro 'dumas', é bacana, mas vemos também, vasos com pneus velhos, e floreiras, hortas suspensas e em escolas!... tudo com pneus, colocam pneus pintados em torno de árvores... Estamos intoxicando as árvores, o solo, e as plantas comestíveis então? A falta de acesso à educação e cultura, não saber distinguir fontes confiáveis, grandes problemas que enfrentamos por estarmos num sistema onde tudo é vendido e tudo é comprado.

Paz, amor e luz

Luciana disse...

Juarez Alves Martins, você levanta a questão da água em garrafas plásticas. Material plástico é nocivo também, isso é sabido há décadas pelos governos e indústrias, mas o capitalismo... Trabalho na empresa de saneamento de minha cidade, os canos são de PEAD, tratados com''negro de fumo''. Conversando com engenheiros, nem eles colocam a ''mão no fogo'' por esse material, ele reage sim com a água! A grande questão é que as grandes industrias não tem interesse em pesquisas que tragam novas tecnologias, sustentáveis e não tóxicas. Enfim, temos que conviver com muitas soluções nocivas, por falta de opção, um poço artesiano numa capital poluída, não dá, a água contaminada, etc... Algumas medidas podemos tomar, alguns materiais podemos evitar, disseminar a informação, nos instruir e poder orientar a quem nos busque o entendimento. Começar por nós sempre.

Paz, amos e luz

Unknown disse...

Estou desenvolvendo um projeto de cultivo de plantas aromaticas em pneus usados.Essa matéria veio como uma bomba em cima dos meus planos. Sempre tive essa intuição de que um pneu exposto as intempéries poderia provocar algum tipo de contaminação, mas nunca tinha me deparado com nenhuma notícia que me confirmasse essa presunção. Melhor assim, porque se descobrisse depois das áreas implantadas, o prejuízo seria grande. Obrigado pela postagem.

Unknown disse...

Muito grata a essa informação pois plantei em pneus e notei que as plantas não duram muito e não sabia porque.Vou retirar tudo do meu quintal