24 de março de 2012

Presunto, mortadela, e outros frios podem matar!!!



Presunto, mortadela, e outros frios podem matar!!! Acho que nunca falamos sobre isso antes de pessoal??? Exitem varios problemas quanto ao consumo de frios... Uma delas e uma bacteria que pode estar presente chamada Listeria monocytogenes, que pode matar ou deixar muito doente. Bem mas se vc tiver sorte e nunca ficar doente pois digamos vc sempre (aquece) seus cortes frios e mata as bacterias... (sim tem que serem aquecidos pra matar a bacteria)!!! Bem... mas mesmo que vc faca isso, ainda estaria lidando com um produto cheio de sodio... conservantes... aditivos quimicos diversos e... os famosos nitratos e nitritos.

 O nitrato de sódio (NaNO3) e o nitrito de sódio (NaNO2), são conservantes encontrados em muitas carnes processadas. Alimentos como salame, cachorro quente, pepperoni, mortadela bologna, presunto, bacon e carne em conserva, normalmente contêm nitrato de sódio como um de seus ingredientes.

Carnes frescas geralmente não contêm nenhum aditivo químico, então a questão é: porque o nitrato de sódio é adicionado às carnes processadas? Existem duas razões para se adicionar estes elementos químicos: Eles preservam a cor da carne. Você provavelmente já deve ter notado que quase todas as carnes que contêm nitrato de sódio, ou nitrito de sódio, permanecem vermelhas, mesmo depois de serem cozidas durante o processo de conservação. Estes elementos químicos inibem o botulismo.

O consumidor não avalia o quanto podem ser prejudiciais o nitrito e o nitrato de sódio. O nitrito reage com ácidos e outros elementos químicos no estômago, a fim de produzir nitrosaminas (em inglês) (consideradas causadoras de câncer em animais, quando consumidos em grandes quantidades). No entanto, esses conservantes não estão presentes somente em carnes, nós os consumimos em outros alimentos também. E não está claro que eles são prejudiciais nas quantidades ingeridas através das carnes. Algumas pessoas sugerem que, crianças pequenas e gestantes, devem evitar estes elementos químicos apenas por segurança. 

Esse artigo do Times, fala sobre pessoas que ficaram contaminadas pelas bacterias e 7 que morreram devido a isso. http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1004352,00.html Se se interessarem em ler o artigo acima fala das 7 pessoas que morreram, varios abortos que aconteceram e dezenas de outras pessoas que foram internadas depois de comer frios contaminados :( Um dia vc esta vivo e feliz, come um frio e no outro dia esta morto... e o que o governo faz???? Adiciona mais e mais quimicos em sua comida pra garantir que vc nao morra por bacterias, mas sim por cancer mais tarde... Bem... mas se isso acontecer realmente vc nao podera colocar a culpa neles (os fabricantes) certo???


Assistam o video!!!! Quem come carne processada e frios, tem 42% mais chances de adquirir problemas cardiacos!!!

Mas calma ai genteeeeeeeeeeeeee... entao quer dizer que se a bacteria que mata nao pegar vcs... ainda terao que lidar com todo aquele sal (sodio) que implicara em problemas de pressao!!! Massssssss tem maissssssss, se nao tiver um derrame devido a pressao alta... ainda pode ter cancer devido aos nitritos e nitratos, mas tem maisssssssssss... perai que nao terminei... Harvard como mencionei acima descobriu que existe 42% mas chance de vc ter doencas cardiacas....

Vale a pena realmente comer aquele sanduba cheio de frios??? Sera que vale ???

Bem pra mim nao vale a pena, prefiro o gosto , a consistencia e as vantagens de consumir a carne fresca ao invez da carne processada! Fica ai nossa dica pra quem ainda nao sabia disso!



se alguem que le isso se preocupa com os filhos pequenos, por favor lhe peco ... nao ofereca porcaria pras criancas comerem... Nao oferecam cachorro quente, nao oferecam mortadela ou qualquer outro frio ... apenas 1 pedacinho ja tem muito mais sodio do que o corpinho das criancas deveria consumir. Fora as bacterias que podem deixa-las doentes... e todos os outros problemas...

criancas que vivem dessas coisas sao ou ficarao criancas doentes!!! Pense nisso mamaes que por aqui passarem!!!


21 de março de 2012

Flores comestiveis


As flores alem de trazerem baleza a seu jardim sao uma otima opcao gastronomica para enfeitar e colorir seus pratos do dia a dia!



As opcoes nao acabam mais, voce pode usa-las em :

Saladas, verduras e frutas.
Doce de flores (doce de violetas, rosas açucaradas ou lavanda )
Adicionar ao picles, geléias, vinagretes, caldas, açúcar, etc.
Panificados, como biscoitos, bolos e pães.
Sobremesas, como sorvetes, cheesecake, tortas, etc.
Para decoração, guarnição de pratos e bolos, entre outros.
Familiarize-se com algumas das flores culinárias mais comuns. A lista a seguir não é muito aprofundada, mas ajuda a indicar que tipos de flores são adequadas:






Capuchinha (tropaeolum majus) - estas flores perenes são as favoritas para saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. A planta inteira é comestível. Sua origem é peruana, sendo levada para a Espanha no século XVI. Suas cores vão do amarelo ao vermelho. Seu sabor lembra o agrião. Muito utilizadas em saladas.







Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete - a lista é enorme. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.




Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geléias, manteiga, gelo e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para as pétalas de rosas.



Amor Perfeito - flores delicadas que são boas para adornar saladas. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado.
                                              

Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Há um certo toque cítrico e frutado no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido; por isso, use com moderação.


Flor de cebolinha - são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada ou prato.


Cravos - têm um sabor doce, parecido com noz-moscada. Sugerido para saladas e ornamentos.



Calendula: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
De sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão. As pétalas dão um tom dourado aos alimentos. Com sabor picante e apimentado, é também muito usada como corante culinário.


Camomila: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
Consumida em chás, a Camomila tem pétalas comestíveis de sabor idêntico a maçãs doces. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis.


Gerânio ou Sardinheira: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
As pétalas dos pelargónios têm um sabor que é quase sempre idêntico ao odor das suas folhas e varia do limão ao mentolado.





Flor da abobrinha (Cucurbita pepo): as flores da abobrinha são muito utilizadas na cozinha italiana e na mexicana. Na primeira, são recheadas ou empanadas e fritas. Na cozinha asteca, são um ingrediente das queijadas.


Borago officinalis, ou borragem: As flores, quando frescas, têm um tom azul e, quando mais velhas, passam para rosadas; sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. Usadas em saladas, formam um prato multicor e, segundo dizem, o sabor é de pepino. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz.

20 de março de 2012

Estudos sobre aspirina feitos a muitos anos atras... Porem hoje ja se sabe que nao se e recomendado para todos. Entao sempre consulte seu medico antes de tomar qualquer remedio.



Doses de aspirina podem reduzir o risco de vários tipos de câncer. A constatação é de um estudo com 25.570 pacientes divulgado nesta terça-feira, que sugere que pessoas acima de 40 anos tomem diariamente uma pílula como proteção. As descobertas alimentam o intenso debate sobre os méritos da aspirina, que aumenta o risco de sangramento no estômago em um paciente em cada mil por ano. 

No estudo, os pesquisadores descobriram que as mortes por câncer entre os pacientes que tomavam doses de 75mg por dia foram 21% mais baixas durante a pesquisa e 34% mais baixas depois de cinco anos. A maioria das pessoas ficou protegida contra o câncer gastrointestinal: os índices de morte por câncer foram 54% mais baixos depois de cinco anos entre os que tomavam aspirina comparados com os que não tomavam. 

Para o pesquisador Peter Rothwell, da Universidade de Oxford, o pequeno risco de sangramento estomacal para quem toma aspirina se torna pequeno diante dos benefícios do remédio na redução dos riscos de câncer e ataques cardíacos. A sugestão do pesquisador é que pessoas saudáveis comecem a tomar 75mg de aspirina diariamente a partir dos 40 ou 45 anos e continue até os 70, 75 anos quando os riscos de sangramento estomacal aumentam. 

No estudo, os pesquisadores descobriram que, em 20 anos, os riscos de morte foram reduzidos em 10% para câncer de próstata, 30% para câncer de pulmão, 40% para câncer de próstata ou intestinal e 60% para câncer de esôfago. A redução no pâncreas, estômago e cérebro não foram conclusivas por causa do pequeno número de mortes. 

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,aspirina-diaria-reduz-risco-de-morte-por-cancer-diz-estudo,650546,0.htm
http://oglobo.globo.com/saude/aspirina-pode-reduzir-risco-de-varios-tipos-de-cancer-2914378
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/aspirina-reduz-mortes-por-cancer-diz-estudo-07122010-17.shl

19 de março de 2012

Picole saudavel caseiro!

     Pessoal que gosta de alimentacao saudavel mas tem criancas em casa e ficam com peninha de nao dar um docinho ou um picole sempre que eles pedem! Afinal, qual crianca que nao gosta dessas delicias geladas nao e mesmo? 
Entao aqui esta uma ideia deliciosa, geladinha e saudavel pra matar a vontade de qualquer crianca!!!  




Gulab.com.br

Existem diversos modelos de forminhas a venda nas lojas e na internet, o modelo nao e tao importante quanto o que colocamos dentro dele. Basta um tiquinho de criatividade e bom senso e as opcoes nao tem fim!

Algumas ideias saudaveis sao:

Batidas de frutas com iogurtes naturais, ou kefir
Sucos naturais feitos na hora
Pedacinhos de frutas com iogurte de sua preferencia
Mingual de aveia com frutas (maca , banana, pera etc)
Milho verde
Amendoin com leite
Mingual de banana
Mingual de milho com canela
Acai
Mingual de baunilha com sementes de chia e cobertura de chocolate meio amargo
Batida de abacate com banana

E por ai vai. Realmente e so usar a criatividade e seus ingredientes preferidos.

Exemplo de alguns que eu fiz esse fim de semana pros meus filhos e eles amaram:

                                               

O picole com duas cores foi feito com uma batida de (batata doce assada+iogurte natural+ cenouras+ abacaxi) a parte de cima era suco de roma.

O amarelinho foi suco de laranja sem adicao de acucar pois ja era bem docinho.

Os rosadinhos eu fiz no liquidificador com: 
1 batata doce assada+ 2 copos de iogurte natural+ 1 copo de morangos organicos+ 1 pouquinho de agave nectar pra adocar.

Ja pensou falar pro seu filho que ele pode repetir e ficar feliz quando ele come mais de 1??? Foi assim que eu me senti :) 

Vamos la amigos, vcs nao precisam gastar dinheiro comprando essas opcoes cheias de acucar e gordura saturada e produtos quimicos quase sempre artificiais. Podem em alguns minutinhos fazer essas delicias geladinhas em casa com ingredientes saudaveis e deliciosos! Maos a obra e viva a saude!