14 de janeiro de 2016

Arsenio em nosso arroz e em produtos gluten free!

Voce sabia que massas feitas com farinha de arroz nas dietas sem gluten contem grandes quantidades de arsenio?

Arsenio inorganico no nosso arroz de todos os dias... Estamos nos envenenando cronicamente.

O resultado pode chegar na forma de lupus, alergias cronicas, cancer etc...

Fonte: Laboratório de Toxicologia e Essencialidade de Metais, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP, Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP, Brazil.
Journal of hazardous materials (Impact Factor: 4.53). 07/2011; 191(1-3):342-8. DOI: 10.1016/j.jhazmat.2011.04.087
Source: PubMed


Na onda do gluten free com farinha de arroz pra substituir o gluten do trigo (que tambem em demasia pode acabar gerando problemas pra pessoas alergicas ao gliadin) e mais arroz no prato 14 vezes por semana o Brasileiro esta cada dia mais se envenenando com arsenio inorganico... 

Essa e pra me deixar triste mesmo... saber que o arroz do mundo todo esta BASTANTE contaminado com arsenio inorganico (pra quem nao sabe... = veneno pra nos!), eu ja sabia... e ja vinha divulgaldo a muito tempo... Saber que mesmo a versao integral e organica e super contaminada eu tb ja sabia a muito tempo... O que eu nao sabia ainda e que o arroz da cidade onde eu nasci (Pelotas-RS) e o mais contaminado do Brasil !!! QUE MERD&^%$#!!!!!!!!!

Pra quem so leu isso hoje e nao conhece nenhuma das minha outras postagens sobre o topico favor procurar na lupa da comunidade do facebook SUSTENTAVEL E ORGANICO OU SOMOS FEITOS DO QUE COMEMOS Click aqui: pelas palavras (arsenio no arroz)... assim vcs ja ficam sabendo de todos os detalhes inclusive podem confirmar com todos os artigos cientificos ja postados e perguntas com respostas nos topicos ja abertos.

Tambem vou deixar aqui varios links de instituicoes serias sobre o assunto para que vcs possam fazer suas proprias pesquisas e ver como o assunto e serio. Tao serio que a ONU esta se envolvendo para tentar evitar de alguma maneira esse envenenamento cronico e mundial.

Pra facilitar a vida de quem nao tem Facebook, vou postar aqui algumas das perguntas mais frequentes que recebo sobre o assunto:

1- Mas se eu comprar organico e integral resolvo o problema?

Organico "as vezes" tem um pouquinho menos arsenio, porem tem tambem pois o arsenio e um elemento natural dos solos do mundo inteiro e a planta do arroz e como uma esponja que gosta e tem como caracteristica sugar quantidades altas de arsenio do solo. Entao mesmo organico esta contaminado dependendo do solo onde foi plantado. Em regioes onde algum dia existiu lavouras nao organicas, plantacoes de algodao ou mineracao os niveis de arsenio no solo sao maiores entao a contaminacao do arroz tb sera maior pois alem do arsenio que ja esta la naturalmente o homem tambem adicionava muito na plantacao de algodao e em varios pesticidas. O Homem tambem adiciona arsenio na racao de aves na forma de Roxarsone que tem tambem outros nomes. Eles usam para que as aves fiquem com a carne mais rosadinha, cor que o consumidor prefere, e tambem para matar os vermes para que as aves engordem mais rapido. Entao toda vez que adubo de aves e usado em plantacoes de arroz aumenta o nivel de arsenico na terra. O arroz integral mostrou-se em todas as pesquisas ter quase o dobro de arsenio do que o branco.

2- Mas se isso fosse verdade os Asiaticos ja estariam todos mortos.

Sim isso e verdade, nao existem duvidas, e um fato! Podem constatar em todos os links serios. Porem nao... apesar de ser verdade os Brasileiros e Asiaticos ainda estao vivos. Nao e porque vc come um pouquinho de arsenio todos os dias que vc vai morrer imediatamente. A contaminacao do arsenio nesses niveis e cronica e assim como todas as contaminacoes cronicas ela precisa de anos e anos pra comecar a fazer efeito... Os efeitos podem ser inumeros... alergias, doencas imunes, cancer etc. Pra vcs terem uma ideia o Japao tem o maior indice de varios tipos de cancer do mundo. Inclusive cancer de estomago entre outros. Deixei alguns links sobre o Japao aqui tb.

3- Entao o que posso fazer? Tenho que parar de comer arroz?

Assim como tudo na vida a decisao e sua. Porem, a recomendacao nos USA e para que se consuma no maximo 2 porcoes semanais. E para bbs menos ainda. Lavar muito bem e fazer o arroz estilo massas (boiando na agua e depois jogar a agua fora) retira ate 30% do arsenio do arroz branco. A versao integral e sempre mais complicada pois como e um arroz mais inteiro tem bem mais arsenio.

4- Se a terra esta contaminada entao porque so devo me preocupar com o arroz e nao com tudo?

Na verdade a planta do arroz tem essa caracteristica especial de realmente sugar mais arsenio. E tambem a preocupacao com o arroz deve ser maior pois e um alimento usado muitas vezes por semana, algumas familias usam dele mais de 14 vezes por semana. E agora com a onda do gluten free as pessoas estao usando farinha de arroz nos paes tambem, aumentando ainda mais a contaminacao cronica.


5- Quais opções poderíamos utilizar para substituir o arroz diariamente?



batata doce, abobora, humos, batata comum organica, quinoa, mandioca, milho organico(polenta), sopas , pure de couve flor, soufle de cenoura, maionese de inhame... e por ai vai... quanto menos arroz vc usar mais criativo e colorido ficara seu prato!

PS: Desculpem os erros de portugues, alem de meu teclado nao ter acentos, moro fora do Brasil a mais de 1 decada, e estou ficando cada dia mais burrinha nessa area kkkk.



Fonte: Laboratório de Toxicologia e Essencialidade de Metais, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP, Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP, Brazil.
Journal of hazardous materials (Impact Factor: 4.53). 07/2011; 191(1-3):342-8. DOI: 10.1016/j.jhazmat.2011.04.087
Source: PubMed

Algumas fontes: