17 de junho de 2014

Paisagismo comestivel :)

Paisagismo Comestivel!

                                     
Paisagismo comestível está se tornando cada vez mais popular. Uma maneira de usar árvores frutíferas para pequenos jardins é usando a técnica de espaldeira de árvores de fruto. 

As informações a seguir é de um artigo da faculdade de extensão do Estado de Oregon. Veja o artigo inteiro em http://extension.oregonstate.edu/gardening/.

No treinamento de espaldeira, galhos de árvores são normalmente formados ao longo dos fios de uma treliça, explicou Ross Penhallegon, horticultor com a Universidade do Estado de Oregon. A treliça pode ser de vários tipos, os suportes podem ser feitos de madeira, ferro ou aço (como fizemos aqui em casa), quanto mais pesada sao as frutas nos galhos , mais forte deve ser o suporte, senao ira se quebrar no futuro.
Existem vários modelos de espaldeira, muitos com nomes fantasias, incluindo o cordão único vertical, o único cordão horizontal, palmette oblíqua com membros fixos, Baldassari Palmette, a cerca belga, Lepage espaldeira com três ramos, o U duplo, e o candelabro verrier.

                                                  
Todas as árvores de fruto podem virar espaldeiras, mas jardineiros geralmente preferem maçã, pêra e ameixa árvores. A árvore deve estar em seu primeiro ano ou dois de crescimento, a fim de ser podada da maneira certa. Árvores mais velhas são mais difíceis de treinar,  ramos maduros podem se quebrar facil ao serem treinados. Entao e importante que os ramos sejam novos (verdes e flexiveis).

Qualquer jardineiro que queira tentar a técnica espalier deve estar ciente do investimento de tempo necessário para o sucesso, que geralmente e de +- 5-6 anos a nao ser que vc encontre uma arvore dessa idade ja podada da maneira certa pra vcs, como foi nosso caso aqui nos USA.

                                                   Como construir um suporte Espalier

O primeiro passo para espalier uma árvore é construir um suporte para o mesmo. As instruções a seguir irão guiá-lo.

Se você está construindo uma espaldeira , você precisa de um local que recebe pleno sol ao meio-dia.
No Hemisfério Norte, este é uma parede de frente para o sul.
No Hemisfério Sul, esta é uma parede virada paraa o norte.

Idealmente, o jardineiro deve construir o primeiro nível de treliça utilizados para apoiar a espaldeira antes que a árvore seja plantada. Os elementos verticais e horizontais da treliça sao tudo  que é necessário para o primeiro ano ou dois. Uma vez que a árvore pode exigir seis a 10 anos para atingir o tamanho maduro, as características mais altas e mais distantes podem ser adicionados mais tarde.
Essa foto abaixo mostra ano por ano como vc deve treinar sua arvore.


Material que vc ira precisar:
Coluna de madeira / ferro ou aço.

Arame galvanizado


Parafusos com argolas nas pontas para colocar o arame. (esse material so e usado se as colunas forem de madeira) para colunas de aco o material sera outro.

Se suas colunas forem iguais as minhas elas serao materiais de encanamento de aço sem emenda da tubulação assim como a da foto (o diametro vc escolhe dependendo do peso da arvore no futuro). Nao escolha muito fino senao ira entortar com o peso.
Por cima para fechar vc pode colocar uma tampa propria que se encontra em casas de encanamento.
Se vc usar essa opcao vc precisa conectar no encanamento essa parte ou algo similar como na foto:
E depois conectar o Arame galvanizado nessa parte (entre o parafuso e a porca.

Como vcs podem perceber essa tecnica e mais cara e mais complicada. Porem dura pra vida toda, enquanto a madeira (dependendo da madeira) dura muito menos apesar de ser de mais facil instalacao e tambem menor custo.

Se a treliça não está ligado a uma parede, você vai precisar de colunas robustas nas extremidades de apoio. Use madeira resistente e pesada ou colunas de ferro ou aço que nao irao enferrujar no futuro.

E por ultimo vc precisa de cimento:
Para encher o buraco onde vc colocara as colunas. Vc enche seguindo as instrucoes no pacote e coloca a coluna de ferro, aco ou madeira e deixe ate secar. Tera que continuar a obra no dia seguinte so depois do cimento seco e das colunas devidamente apoiadas. So entao comece a colocar o arame. 

A arvore sera a ultima parte a ser instalada.



 A altura de suas colunas devem ser decididas conforme a altura da arvore adulta. Vc nao deve comprar colunas de 2 metros se sua arvore normalmente pode crescer ate 20 metros. Por isso e importatnte escolher arvores pequenas para que seja mais simples a poda no futuro. O buraco onde ficarao as colunas deve ser de pelo menos 30% do tamanho da coluna. Por isso e importante comprar colunas 30% mais altas do que o tamanho que vc pretende utilizar acima da terra. 

O buraco deve ser enchido com cimento apos a colocacao da coluna, assim a coluna nao sofrera modificacoes com o peso das frutas no futuro, mas deixe um espaco entre o cimento e o nivel do chao para que vc possa colocar terra e plantar grama na volta. 

Arame galvanizado é melhor para treliças, se vc usar outro tipo pode nao ser forte o suficiente ou enferrujar.

                                          
Antes de vc plantar as arvores tenha certeza que tudo esta nivelado. Nao plante nada antes de ter absoluta certeza. Vc pode fazer o teste com corda comum primeiro.

Meu marido esta fazendo o teste!




Foto retirada do google


                                                            Foto retirada do google
foto retirada do google

Existe muitas tecnicas diferentes de poda. Aos poucos irei postar os truques de como fazer a podagem. Mas por enquanto vcs podem comecar o projeto com as dicas ja dadas. Sendo que a poda so comeca depois do primeiro ano. A melhor epoca para plantar e comecar o projeto e no OUTONO . Assim na primeira primavera a primeira poda ja pode ser feita!

Algumas fotos sao da internet.
Postarei as fontes depois.

Obrigada.