17 de fevereiro de 2012

Quinoa



Mas o que e Quinoa?



Grão de ouro

Alimento milenar de alto valor nutricional, que já foi usado até na dieta dos astronautas, a quinua – ou quinoa, como foi batizada no Brasil – está conquistando a cozinha de bons restaurantes
texto: Vera Farkas


O QUE É
Como pertence à família das quenopodeáceas, a quinoa é um parente distante do velho e bom espinafre. Mas nem pense em folhinhas verdes, porque ela é encontrada em forma de grãos, farinha ou flocos (neste caso, pronta para o consumo e ideal para enriquecer iogurtes ou salada de frutas). Foi descoberta há aproximadamente 8 mil anos pelos incas do Peru e da Bolívia, que a chamavam de 'grão de ouro' e a consideravam um alimento sagrado. Segundo historiadores, a importância que se dava ao grão era tanta que o próprio imperador iniciava anualmente o plantio, usando ferramentas de ouro maciço. Depois da colheita, o ritual prosseguia: a quinoa era colocada em potes de ouro e oferecida ao deus Sol. 'Por muito tempo, ela foi a base da alimentação daquele povo que, apesar do frio intenso da região, gozava de excelente saúde.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS
'A quinoa foi escolhida pela Nasa por ser uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico e fornecer todos os aminoácidos essenciais necessários para a formação de enzimas e de massa muscular e para todo o funcionamento orgânico', explica a nutricionista Marília Fernandes, do Total Salute Nutrição & Estilo de Vida, em São Paulo. Só para entender, os aminoácidos essenciais não são produzidos pelo organismo humano e, por isso, é preciso buscá-los na comida. As principais fontes são os alimentos de origem animal. 'Como tem uma quantidade muito grande de proteínas e todos os aminoácidos essenciais, além de ser rica em ferro e zinco, a quinoa é de especial interesse para o vegetariano', ressalta o nutricionista George Guimarães. A quinoa ainda fornece magnésio, potássio, manganês, vitaminas B1, B2, B3, D e E. '

100 gramas correspondem a:

Proteínas 15 g, Carboidratos 60 g, Ferro 9,5 mg, Fósforo 286 mg,
Cálcio 112 mg, Fibras 5 g, Calorias +-350.

Ideias de receitas com quinoa:

tabouli de quinoa




Receita:

1 copo de quinoa cozido c/ sal.
2 colheres de azeite de oliva virgem
sal e pimenta a gosto
1 pitada grande de cominho
1 pitada grande de curry
1 xicara cheias de folhas de hortela e salsinha picadas
1 tomate cortado em pedacinhos
1 dente de alho amassado

misturar todos os ingredientes e servir geladinho!

__________________________________________________



Massa feita de quinoa, otima pra quem quer cortar um pouco de gluten de sua dieta.
















Delicioso molho de tomate caseiro.

Aprendi essa receita deliciosa e rapida de molho de tomate feito na panela de pressao com minha amiga Juliana Ferreira. Essa receita foi testada e esta aprovadissima por mim :), gostei tanto que hoje em dia nao faco molho de tomate de nenhuma outra maneira.
Receita para molho que rende para 6 porcoes de massa.

7-8 tomates grandes e bem maduros (eu uso da variedade ROMA), cortados e descascados se vc nao gostar dos pedacos de casca que ficam.
Duas colheres de sopa de agua
Meia cebola picadinha
3 dentes de alho amassadinhos
1 folha de louro
Suas ervas favoritas (eu uso oregano, tominho e salsinha)


Refogue a cebola picadinha e 2 dentes de alho amassados na panela de pressao
Coloque os tomates juntos depois que a cebola e o alho estiverem refogados.
Coloque as duas colheres de agua, o sal e a pimenta e feche a panela de pressao. Deixe pegar pressao por uns 7 minutos. Abra e misture o ultimo dente de alho amassadinho e as ervas frescas ou secas.

Prontinho, agora e so colocar por cima da massa e voalaaaa um super facil e delicioso molho de tomate esta pronto, cheio de antioxidantes pra lhe ajudar a prevenir os radicais livres :)


16 de fevereiro de 2012

O importante e morrer feliz !!!???

Pra quem ainda nao sabe uma nova rede de restaurantes fast food abriu nos USA, acredite ou nao, (esse restaurante diferentemente dos outros que escondem o fato de que estao matando as pessoas aos poucos), eles fazem satira do fato que se vc comer algum item do menu podera morrer instantaneamente de ataque cardiaco! (Pelo menos sao honestos!!!)

Todos os nomes dados as suas invencoes caloricas sao relacionados com doencas cronicas, sendo o mais famoso o hamburguer ponte de safena!

Pra piorar as coisas o garoto propaganda que eles usavam, morreu rescentemente de ataque cardiaco, devido a obesidade morbida... Mesmo assim a popularidade desse restaurante so tem aumentado, especialmente dentre turistas que acham engracado o tema e se lambuzam de gordura com o menu recheado!!!

                        Ultimas noticias sobre o restaurante do infarto:

Cliente sofre ataque cardíaco na "lanchonete do infarto", a Heart Attack Grill
O dito popular “seria cômico se não fosse trágico” aplica-se bem ao incidente que ocorreu no restaurante Heart Attack Grill (Grill do Ataque Cardíaco, em português), na cidade de Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos. Um cliente sofreu um infarto após comer um hambúrguer triplo – o Triple Bypass Burger – de seis mil calorias.

A rede, dirigida pelo nutricionista Jon Basso e atendida por garçonetes vestidas como enfermeiras, tem o lema “o sabor pelo qual vale a pena morrer!". No restaurante, os clientes recebem um avental de hospital, são levados de cadeiras de rodas para o carro quando conseguem comer o maior lanche – de mais de 8 mil calorias – e não pagam quando pesam mais de 160 kg.

"Na verdade eu sinto muito por ele, porque os turistas estavam tirando fotos como se fosse um tipo de brincadeira, algo armado. Mesmo com o nosso mórbido senso de humor, não faríamos uma brincadeira como essa", disse Jon Basso à Fox News.
O sanduíche encarado pelo guloso cliente contém três hambúrgueres, 12 fatias de bacon, queijo, cebola roxa e “molho especial”.

                                                            O menu feliz :)
               


                                      
Cliente sendo socorrido depois do ataque cardiaco.


                                                                 Frente do restaurante



    Garoto propaganda ja morto devido a obesidade morbida.



  O hamburguer 3 pontes de safena :)

Fettutine de espinafre feito em casa.








receita:

1 copo de espinafre cozido em pouca agua por uns 2 minutinhos e espremido pra retirar a agua.

2 xicaras de trigo (integral ou nao (opcional) Na minha receita usei meio a meio!

2 colheres cheias de agua (ou mais se necessario for)

1 ovo inteiro

1/2 colher de azeite de oliva (opcional)

Bater o espinafre e o ovo no liquidificador ate que o espinafre esteja bem triturado!

Misturar todos os ingredientes inclusive o ovo com espinafre em uma refratario e amassar com as maos ate que fique uma bola dura de massa, tem que ficar lisa e homogenea, se ficar muito seca coloque mais agua, se ficar mole coloque mais trigo!

Cobrir com papel plastico e deixar descancar por 20 minutos.

Usar o rolo pra abrir ou a maquina de massas (se tiver).
Deixar bem fininha antes de cortar em tirinhas. Se quiser usar como massa de lazanha ate e mais facil pois as tiras podem ser mais grossas.

Deixe cozinhar por 5-10 minutos ou ate que esteja ao dente. (cuidado massa fresca fica pronta muito mais rapido do que massa seca! Nao deixe passar do ponto e virar mingual de fettutine!)


Festas de aniversario mais saudaveis!

A muito tempo ando indignada com as festinhas de criancas de hoje em dia... Agora parece que e lei, ou algum tipo de (minha amiga fez a festa dela assim entao eu tenho que copiar), ou seria mesmo falta de conhecimento sobre problemas causados devido ao uso elevado de corantes, acucar, conservantes, e quimicos em geral... agora praticamente todas as festinhas de aniversario no Brasil precisam ter mesa de doces, e mesa de bolo, e mesa de cupcake, muitos refrigerantes e mesa disso e mesa daquilo... Tudo colorido artificialmente, cheio de acucar e todos os produtos quimicos que vcs possam imaginar, e claro muitos alem de sua pequena imaginacao.

Mas pra que tudo isso? Pra que empanturrar as criancas com tantos produtos nocivos a saude delas? Alguns que sao a favor dessas festinhas falam, ah mas e so de vez enquando... crianca tem que ser crianca...

Entao agora pra ser crianca precisa se empanturrar de DROGAS? Entao quer dizer que uma crianca nao seria feliz se recebesse um picole de frutas de verdade ou um saquinho de pipoca??? Sera mesmo??? Ou sera que essas festas sao feitas pra alegrar realmente o EGO dos papais e mamaes que precisam fazer melhor do que a amiga fez, ou a vizinha fez??? 

Pessoal parem pra pensar... Qualquer crianca ficaria feliz com um saquinho de pipoca, um pedacinho de bolo, um picole de frutas... O que importa nao sao as toneladas de porcarias que elas comem numa festinha mas sim a comemoracao em si, com os amiguinhos, com os presentinhos e o carinho que recebem dos convidados.

Ah mas e muito DIFICIL fazer uma festinha sem essas porcarias... Ou ... ahhhhhh mas ninguem vai querer comer... vao sair falando mal...

Nao meus amigos e amigas, nao e dificil cortar os pedacinhos de frutas e enfiar num palitinho. Vc so tem que descascar as frutas e corta-las... Nao ... nao e dificil ir fazer uma pipoca e colocar num saquinho de papel.... Cortar alguns legumes e ir fazer um molho com iogurte tb nao e nada dificil. Ah e nao vamos esquecer que abrir um iogurte natural e mistura-lo com frutinhas picadinhas e granola e colocar em copinhos tambem nao e tao dificil... O que e dificil hoje em dia e mudar a forma de pensar das pessoas... Fazer elas entenderem que os pais dao o exemplo aos filhos, e se os pais dizem que comer droga em data especial e ok, entao .... ???!!!

Me lembro de uma coisa que minha mae sempre falava ... "Minha filha, aqui se entrar na moda comprar merd% enlatada, todos irao comecar a comprar"... Pior que e verdade, agora esta na moda servir drogas doces e super coloridas em festinhas de criancas e todos ja entraram na onda...

Bem ... ficam aqui dicas pra quem acha que tudo e dificil ou impossivel... Varias dessas dicas eu ja usei pessoalmente e foi um sucesso. Algumas fotos sao da net, e outras de amigas minhas que tentam fazer a diferenca na vida dos filhos , sempre tentando ensinar o melhor :)
Abracos carinhosos.

Legumes cortadinhos com molho de iogurte com ervas.

 Frutas cortadinhas servidas em pedacos de melancias e meloes :)
Abacaxi e morangos

Sandubas naturais feitos em diversos modelos

Picoles feitos em casa com frutas de verdade

 Idea de como servir uma salada de frutas
 Palitinhos de legumes
Estrelinhas de frutas

Mesa montada so com frutas
 Cupcakes de cenoura
 Batatas assadas e recheadas
 Melancia decorada
Batata doce assada

 Batata doce assada
 Salada de frutas
Carne assada com legumes

Almoco servido na festinha de aniversario de meu filho, carne assada com legumes, batata doce assada, arroz, e frango com molho de coco e legumes

Salada de frutas que fiz pro meu filho

Eu fazendo os pratos de petiscos. Molhos e diversos tipos de queijos, azeitonas e legumes.


Salada de fruta pro aniversario de meu filho

Bolinhos de batata doce

Almoco servido na festinha de aniversario de meu filho, carne assada com legumes, batata doce assada, arroz, e frango com molho de coco e legumes

Almoco servido pela minha amiga Cibele, pipoca, sanduba natural, frutas com iogurte, palitinhos de legumes com ovinhos de codorna.

 Festa de aniversario na casa da amiga Ana Luiza. Olhem so que delicia, serviram frutas em palitinhos banhadas de chocolate meio amargo :)

15 de fevereiro de 2012

Toda a mulher ja se sentiu assim algum dia!


Se vc assim como eu, acordou um dia ,se olhou no espelho e achou que estava velha, gorda, acabada, cheia de rugas, celulites, espinhas, estrias, e pra piorar tudo tinha uma casa todinha por limpar, roupas pra passar, comida pra fazer ... kkkkkk nao se desespere, todas nos passamos por isso as vezes, mas a vida continua.

Esses sao aqueles dias que nao queremos falar com ninguem, nao queremos ver ninguem e muito menos escutar os conselhos de ninguem.

Porem, se temos que fazer, temos que fazer nao adianta chorar, bater boca, se lamentar e esperniar kkkk.

Levanta a bunda da cadeira e va a luta kkkk nao esqueca que tem muita roupa a ser passada!

  Esses sao aqueles dias que sua vida esta de pernas pro ar!!! E vc nem sabe por onde comecar!
 Criancas chorando, marido encomodando e vc ja a mil pelo Brasil querendo que tudo se exploda!!!
Mas calma, muita calma nessa hora! Pra esfriar a cabeca vai dar uma olhada no seu orkut, facebook, blog ou sei la que diacho vc usa!!! O importante e nao se desesperar nessa hora kkkk


E sempre bom saber que assim como vc tem muitas outras Marias, Madalenas, Josefinas e jaquelines por ai :)

 E se depois que tudo estiver limpo, passado, e arrumado... Se ainda nao receber o reconhecimento satisfatorio, sai quebrando tudo minha amiga!!! Isso mesmo, arrebentaaaaaaa  kkkkkkkkk
O importante e nao perder a cabeca! 

Porque  estress causa radicais livres que por sua vez nos envelhecem.

 E se nenhuma de minhas dicas derem certo, e vc ainda estiver desesperada porque ao invez de limpar tudo estava sentada aqui lendo toda essa abobrinha...

kkkkk bem... nesse caso... deixe isso tudo ai pro seu marido fazer quando chegar em casa e vai plantar uma horta!!!