17 de maio de 2015

Perigos de pneus reciclados!

Bom dia pessoal. 

Achei importante abrir esse topico para informar as pessoas sobre algumas coisas que vem acontecendo e que tvz ainda nao tenham chego a populacao geral... Como sabemos a reciclagem de pneus e uma coisa necessaria para o meio ambiente... Porem infelizmente pneus sao feitos com materiais altamente toxicos para animais , insetos, etc... enfim pessimo pra praticamente toda a vida do planeta... Materiais como mercurio e chumbo entre muitos outros estao entre as substancias encontradas em pneus usados. E quanto mais velho o pneu pior o risto de contaminacao. Outra noticia quentinha rescem saida do forno ano passado e o caso da reciclagem de pneus em gramas artificiais nos USA. Deixa eu explicar o que esta acontecendo... Uma professora de educacao fisica por mais de 25 anos aqui do meu lado no estado de Washington comecou a perceber que depois de 15 anos como professora alguns de seus alunos antigos que jogavam futebol nesses campos com gramas falsas feitas de reciclagem de pneus estavam com cancer... A coisa comecou a ficar fora do controle quando ela descobriu que mais de 10 dos alunos tinham o mesmo tipo de cancer (um cancer raro) e que todos aquelas criancas eram os goleiros dos times que se jogavam no chao com mais frequencia pra pegar a bola... Com isso ela resolveu abrir uma invetigacao particular e descobriu mais de 50 alunos com cancer sendo mais de 25 goleiros. Com todas as informacoes na mao ela foi ao jornal e ano passado varios jornais nacionais dos USA publicaram o fato... com a noticia na tv adivinhem o que aconteceu??? Mais e mais ligacoes de pessoas que tb jogaram nesses campos por anos com cancer... muitos deles goleiros... Com tudo isso uma investigacao enorme e criminal esta em andamento nesse exato momento. Mas por enquanto ja se sabe que como varios estados estao envolvidos, varios campos de futebol e outros esportes que nao e pura conhecidencia ou algo devido a outros fatos... Por isso o governo de agricultura e seguranca dos USA mandou um pedido a todas as escolas para NAO usarem pneus velhos em parques (pois eles tb eram usados reciclados como lona fofinha em parques...) e tambem pra nao usarem os pneus com potes ou bordas de plantacoes pois eles contaminam o solo tb e as bacias de agua da cidade... 

Infelizmente ainda tem pessoas que nao associam o uso do pneu velho inteiro com o uso do pneu em pedacinhos... acham que somente quando em pedacinhos ele trara problemas para saude... Infelizmente nao e bem assim... Enquanto e verdade que pneus em pedacinhos causam problemas mais imediatos, tambem e verdade que pneus inteiros quando velhos contaminarao o solo onde estao. (especialmente se forem cortados ou ainda estiverem com os metais por dentro). Diversos fatores fazem com que qualquer pneu comece a se degenerar com o tempo... entre eles : Raios solares, calor, chuvas, oxigenio etc... E temos tb que levar em conta que esses pneus reciclados nao eram novinhos... muito pelo contrario ja chegaram no seu quintal depois de anos e anos de uso (ja se deteriorando aos poucos). Aqui um outro estudo cientifico que encontrei na PubMed sobre esse tema:

 Esse estudo mostra os elementos organicos e inorganicos que se soltaram do pneu em testes simulando envelhecimento natural de pneus em 28 dias. O estudo mostra que solos muito acidos ou basicos aumentam as chances de contaminacao... Pedacos menores causam contaminacao mais rapida que pedacos maiores, quanto mais calor fizer onde vc mora tambem maior contaminacao do solo, 
quanto mais chove em cima do pneu mais contaminacao... Se vc cortar o pneu... mais contaminacao!!!http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25712610 (Leaching of DOC, DN, and inorganic constituents from scrap tires.
Selbes M1, Yilmaz O1, Khan AA2, Karanfil T3.) 

Vou colocar as informacoes todas aqui com links pra quem quiser comprovar, nao esquecam, essas sao informacoes novas, ate alguns anos atras se achava que a contaminacao era minima a curto prazo... porem esqueceram como sempre que... temos que considerar tambem a contaminacao cronica a longo prazo, o que nao lhe causa problemas em 1-3 meses pode lhe causar serios problemas em 1-3 anos!

http://www.ehhi.org/turf/rubber_mulch_facts08.shtml

http://www.plasticfieldsfornever.org/turf_report07.pdf


http://www.huffingtonpost.com/2015/05/09/toxic-turf_n_7218728.html


http://www.forbes.com/sites/mikeozanian/2014/10/10/nbc-news-looks-into-link-between-artificial-turf-and-cancer/


http://philadelphia.cbslocal.com/2015/04/23/cbs3-investigation-fields-of-danger/


http://nfsmi.org/documentlibraryfiles/pdf/20110822025700.pdf

Aqui a lista variada de produtos quimicos encontrados em pneus: acetone
aniline
arsenic
barium
benzene
benzothiazole
cadmium
chloroethane
chromium
cobalt
copper
halogenated flame retardants
isoprene
latex
lead
manganese
mercury
methyl ethyl ketone
methyl isobutyl ketone
naphthalene
nickel
nylon
phenol
pigments
polycyclic aromatic hydrocarbons
polyester
rayon
styrene - butadiene
toluene
trichloroethylene