14 de março de 2012

Chia, a sementinha com 8 vezes mais omega-3 do que salmao!

Voces sabiam que essa sementinha minuscula tem 8 vezes mais omega-3 que salmao? Eu tambem nao sabia ate pouco tempo! Mas agora que sei ela entrou na minha dieta pra nao sair mais.
Apresento a todos vcs, CHIA!!!
Chia

Uma sementinha que nao tem gosto nenhum e que depois de algum tempo de molho em qualquer liquido, da uma textura gelatinosa ao liquido. Eu misturo a minha no suco de laranja alguns minutos antes de tomar o suco, mas vcs podem misturar so na hora de consumir se assim preferirem!


Meu copo de suco de laranja com chia!



Pra uma explicacao mais completa sobre a chia vejam esse video por favor!


Chia que vem da planta salvia hispanica, é conhecido como uma otima fonte nutricional. As sementes são frequentemente comparadas com sementes de linhaca, que oferece muitos dos mesmos benefícios. Mas a chia não tem as desvantagens do curto tempo de armazenamento da linhaca. Chia pode ser consumida inteira ou em pó. Pode ser armazenada bem em qualquer forma.

Ácidos Graxos Essenciais
Dr. Andrew Weil considera chia como uma uma excelente fonte de ômega-3, e melhor nesse sentido do que a linhaca. De acordo com um estudo publicado em 2005 na revista "Nutrition Research," chia é a maior fonte vegetal de ácido a-linolênico. Os investigadores concluíram que chia mostra a promessa como alternativa para peixes como fonte de omega-3 para vegetarianos. Segundo o pesquisador Dr. Wayne Coates, chia oferece equilibrio entre ômega-3 e ômega-6 ácidos graxos.

Fibra

Chia é uma rica fonte de fibra solúvel e insolúvel. De acordo com a Weil, uma porção de 25 gramas de chia contém cerca de 7 g de fibra. A fibra não só aumenta o valor nutricional, mas também faz com que o chia forme um gel quando molhada. Isso aumenta a sua versatilidade para o preparo dos alimentos, e também auxilia na digestão, pois retarda a conversão de carboidratos em açúcar.

Antioxidantes

Chia é uma fonte natural de antioxidantes. Ao contrário da linhaca que deve ser moida somente quando se for usa-la, chia pode ser moído e armazenado sem estragar ou mesmo sem a necessidade de refrigeração. As próprias sementes também têm uma vida útil longa.

Minerais
Chia oferece uma variedade de minerais, incluindo ferro, potássio, cálcio, fósforo, manganês, zinco, molibdénio e de magnésio. Chia também contém ácido fólico e niacina.

Proteína

O conteúdo de proteína de chia excede a de outros grãos e sementes. Coates diz chia é cerca de 20% de proteína ou mais, em comparação com 14 % ou menos do trigo. Além disso, a proteína é de melhor qualidade, tal como determinado pela sua composição em aminoácidos. O único aminoácido essencial que chia falta é taurina.

Referencias:

Dr. Andrew Weil: Chia for Health
NaturalNews.com: Interview with Dr. Wayne Coates on Chia Seeds (Part 1)
NaturalNews.com: Interview With Dr. Wayne Coates on Chia Seeds (Part 2)

2 comentários:

Mulher de Atitude disse...

Adorei! vou já procurar pela Chia!

Unknown disse...

Eu gosto de chia mas tenho receio de a comer por causa dos pesticidas que são utilizados na Asia, a regulamentação não é respeitada.