23 de julho de 2012

Nunca fumou e morreu de cancer nos pulmoes! Foi DEUS quem quis assim???



                     Amianto a poeira assassina!!!

Todos vcs ja devem ter ouvido falar ou conhecem alguem que tem ou teve cancer nos pulmoes mas nunca fumou e nunca teve ninguem da familia que fumava nao e mesmo???? Pois aqui lhes apresento um dos grandes responsaveis por isso!!!
Pra mais detalhes sobre amianto e cancer por favor leiam essa reportagem:






AMIANTO OU ASBESTO


O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas(alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida etc.), abundância na natureza e, principalmente, baixo custo tem sido largamente utilizado na indústria. É extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio, onde apenas de 5 a 10% se encontram em sua forma fibrosa de interesse comercial.
Os nomes latino e grego, respectivamente, amianto e asbesto, têm relação com suas principais características físico-químicas, incorruptível e incombustível.
Está presente em abundância na natureza sob duas formas: serpentinas(amianto branco) e anfibólios(amiantos marrom, azul e outros), sendo que a primeira - serpentinas- correspondem a mais de 95% de todas as manifestações geológicas no planeta.
Já foi considerado a seda natural ou o mineral mágico, já que vem sendo utilizado desde os primórdios da civilização, inicialmente para reforçar utensílios cerâmicos, conferindo-os propriedades refratárias.

Com o advento da Revolução Industrial no século XIX, o amianto foi a matéria-prima escolhida para isolar termicamente as máquinas e equipamentos e foi largamente empregado, atingindo seu apogeu nos esforços das primeiras e segundas guerras mundiais. Dali para frente, as epidemias de adoecimentos e vítimas levaram o mundo "moderno" ao conhecimento e reconhecimento de um dos males industriais do século XX mais estudados em todo o mundo, passando a ser considerado daí em diante a "poeira assassina".
Os grandes produtores mundiais tentaram por muito tempo atribuir toda a malignidade desta matéria-prima ao tipo dos anfibólios, menos de 5% de todo o amianto minerado no mundo, e salvar este negócio lucrativo, atribuindo à crisotila (amianto branco) propriedades benéficas, tanto do ponto de vista da saúde, como sua necessidade para as populações de baixa renda no uso de coberturas e abastecimento de água potável. Hoje a polêmica do bom e mau amianto já está praticamente superada em todo o mundo, tendo em vista a vasta literatura médica mundial existente e fruto da produção acadêmica de todo um século.
O Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e é também um grande consumidor, havendo por isto um grande interesse científico a nível mundial sobre nossa situação, quando praticamente todos os países europeus já proibiram seu uso. A maior mina de amianto em exploração no Brasil situa-se no município de Minaçu, no Estado de Goiás e é atualmente administrada pela empresa brasileira Eternit S/A, mas que até recentemente era explorada por grupo franco-suíço(Brasilit e Eternit) em cujos países de origem o amianto está proibido desde o início da década de 90.
No Brasil, o amianto tem sido empregado em milhares de produtos, principalmente na indústria da construção civil(telhas, caixas d'água de cimento-amianto etc.) e em outros setores e produtos como guarnições de freio(lonas e pastilhas), juntas, gaxetas, revestimentos de discos de embreagem, tecidos, vestimentas especiais, pisos, tintas etc.
O Canadá, segundo maior produtor mundial de amianto, é o maior exportador desta matéria-prima, mas consome muito pouco em seu território(menos de 3%). Para se ter uma idéia de ordem de grandeza e da gravidade da questão para os países pobres: um(a) cidadão(ã) americano(a) se expõe em média a 100g/ano, um(a) canadense a 500 g/ano e um(a) brasileiro(a), mais ou menos, a 1.200g/ano.
Este quadro inicial nos indica uma diferença na produção e consumo do amianto entre os países do Norte e do Sul, em especial, o Brasil, explicada pelo fato de que o amianto é uma fibra comprovadamente cancerígena e que os cidadãos do Norte já não aceitam mais se expor a este risco conhecido. O amianto é um bom exemplo de como estes países transferem a produção a populações que desconhecem os efeitos nocivos deste produto, enquanto para eles buscam outras alternativas menos perigosas, recorrendo à política do duplo-padrão (double-standard): produção e comercialização de produtos proibidos nos países desenvolvidos e liberados para os países em desenvolvimento.
Entre as doenças relacionadas ao amianto estão a asbestose (doença crônica pulmonar de origem ocupacional), cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro e de prognóstico sombrio, que pode atingir tanto a pleura como o peritônio, e tem um período de latência em torno de 30 anos.
Destas doenças, poucas foram caracterizadas como ocasionadas pela exposição ao amianto no Brasil. Menos de uma centena de casos estão citados em toda a literatura médica nacional do século XX, sendo este um dos mecanismos que tornam estas patologias invisíveis aos olhos da sociedade, fazendo-a crer que a situação brasileira é diferente da de outros países, levando com isto a um protelamento de decisões políticas, entre as quais o seu banimento ou proibição.

                                 Aqui nos USA o amianto e tao proibido e o governo ja sabe que se trata de algo tao perigoso que ate mesmo para fazer a sua retirada das casas que ainda tem dele, vejam como os profissionais tem que se vestir!!!








22 de julho de 2012

Fermento de kefir .


Ja faz bastante tempo que venho pensando em fazer um fermento caseiro de kefir... So que como ja tenho o fermento selvagem de abacaxi : http://sustentaveleorganico.blogspot.com/2012/03/fermento-natural-para-pao-rustico.html, a ideia do kefir nunca saia do pensamento e passava pra pratica ... Pra quem nao sabe o que e kefir por favor visite esse website: http://www.kefir.com.br/ e se informe pois kefir e tudo de bom!
Aqui uma foto do kefir pra vcs terem uma ideia do que ele se parece:
fermento de kefir

kefir

Pois bem, depois de ler varias receitas na net como eu ja tenho certa experiencia com fermentacao caseira eu resolvi alterar as receitas que li a meu favor e mostrarei aqui todo o processo por etapas pra quem quiser me acompanhar ja comecar agora!

1 fase:

Misture 5 colheres de sopa rasas de trigo integral com 6 colheres de sopa cheias de kefir (nao os graos! So o liquido)

fermento de kefir
Fermento de kefir

Mexer a massa com uma colher de plastico ou pau 4-5 vezes durante o periodo das 24 horas e cobrir novamente com papel plastico e um minusculo furinho no plastico pra liberar o gas. 

Depois de 24 horas minha primeira fase ja estava pronta! Borbulhando :)

fermento de kefir
Fermento de kefir

Passando para segunda fase...

Para segunda fase usaremos toda a primeira fase e + 3,5 colheres de trigo integral + 2 colheres de kefir.
Fermento de kefir
Mexer a massa com uma colher de plastico ou pau 4-5 vezes durante o periodo das 24 horas e cobrir novamente com papel plastico e um minusculo furinho no plastico pra liberar o gas. 

Para minha surpresa minha segunda fase estava borbulhando e tb cresceu um pouco em menos de 6 horas!!!

fermento caseiro
Fermento de kefir

Entao passei para terceira fase!

Terceira fase:

7 colheres rasas de trigo integral + 3 colheres de kefir + toda a massa da segunda fase.

fermento de kefir feito em casa
Fermento de kefir

Mexer a massa com uma colher de plastico ou pau 4-5 vezes durante o periodo das 24 horas e cobrir novamente com papel plastico e um minusculo furinho no plastico pra liberar o gas. 

Agora e so esperar... Quando ficar pronta daqui a +- 24 horas eu mostro o resultado ;)

Ok ficou pronto a terceira fase, ja borbulhando e tb cresceu bastante!

final da terceira fase:
fermento de kefir

 Agora passando pra quarta fase...

Use somente a metade da terceira fase. (Isso mesmo, so a metade!  O resto jogue fora, de pro marido, pise em cima, use como quiser... nao me importa o que  vc fara com a outra metade, mas NAO use na continuacao da proxima fase kkkkkk, pois so precisamos da METADE = 50% kkkk)
continuando...
+9 colheres rasas de trigo integral
+3 colheres de kefir



Misture bem todos os ingredientes e forme uma bolota igual a da foto. Se ficar muito seca adicione mais kefir! 
Cubra com papel plastico com um minusculo furinho pra sair o ar e espere ate que dobre de tamanho. A espera ira ser diferente devido a varios fatores... Se a massa ficou seca demais ira demorar mais, se seu clima e frio ira demorar mais tb! Nao mude de fase ate dobrar de tamanho, mesmo que demore alguns dias pra isso acontecer. Nunca esquecendo de mexer a massa 4-5 vezes por dia para que bacterias maleficas nao se misturem. Depois de arear a massa feche novamente.

Final da quarta fase:
fermentacao de kefr
Fermento de kefir


Ultima fase :)

Agora que todas as suas fases ja funcionaram, vc esta pronta pra passar pra fase final :) E depois disso guardar seu fermento de kefir na geladeira por tempo indeterminado, desde que claro vc tome as devidas precaucoes pra que ele nao morra!
Ok vamos la para a ultima fase de seu fermento caseiro:

Metade da quarta fase (isso mesmo, so a METADE!!!!)
+
2 copos de trigo integral
1 copo de agua filtrada e sem cloro.
(se ficar muito seca coloque um pouquinho mais de agua, e se ficar muito pegajosa coloque um pouquinho mais de trigo!) A massa tem que ficar maleavel para que vc possa misturar bem e formar uma bolota.


Pronto, quando essa massa dobrar de tamanho estara pronto seu fermento de kefir e  para ser guardada da geladeira. Mostro como ficou depois que a minha crescer e tb explico depois como se faz o procedimento para refrescar a massa uma vez por semana!
Volto depois pessoal!
fermento de kefir
Fermento de kefir

Fermento prontinho! Agora e o seguinte... Vc leva ele pra geladeira e guarda ele sempre coberto por papel plastico assim como na foto. Toda a semana pra nao o deixar morrer o alimente com ( 1 parte do fermento velho + 3 partes de trigo integral + 2 partes de agua filtrada). Deixe crescer fora da geladeira e assim que crescer leve para a geladeira novamente. Repita essa operacao 1 vez por semana e assim tera o fermento de kefir pra sempre na geladeira esperando pra ser usado em seus paes. Pra fazer o pao, use uma colher de sopa de fermento para cada 1 xicara de trigo. Sempre espere o pao dobrar de tamanho antes de colocar no forno! 
____________________________________________________________________
Resultado do primeiro pao feito com fermento de kefir...

GENTE GENTE GENTEEEEEEEEEEEEE!!! To mais feliz que pinto no lixo kkkkkkkkkkk igual minha amiga Cleia Adriana Pelagio Cramer sempre fala!!! Depois de esperar 2,5 horas pro pao com a fermentacao de kefir crescer... foi pro forno e ........... Voalaaaaaaaaaaaaa um dos paes mais bonitos que ja fiz na vidaaaaaaaaa (e olha que ja fiz muitos paes lindos... modestia parte kkkk) !!! Eu nao to nem acreditando!!!
Parece ate um queijo suico... vejam a areacao desse pao... As entradas de ar estao lindissimas, especialmente se tratando de um pao 50% integral ...

fermento de kefir
Fermento de kefir
pao com fermento de kefir
pao com fermentacao de kefir

pao feito com fermento de kefir
Fermento de kefir

Receita:

2 xicaras de trigo integral
2 xicaras de trigo branco
4 colheres de sopa de fermento de kefir (1 colher pra cada xicara se quiserem aumentar a receita)
2 colheres de agave nectar OU mel OU acucar mascavo
1 colher de sopa de sal
2 colheres de azeite de oliva
2 xicaras de agua 

Misturar todos os ingredientes (se ficar muito duro acrescente mais agua, se ficar pegajoso demais acrescente mais trigo) precisa ficar macio e BEM maleavel mas nao pegajoso!

Misture tudo e deixe descancar por 10 minutos. Passando os 10 minutos sovar por 2 minutos! (repetir essa operacao 4 vezes no decorrer de 1 hora).
Passado a 1 hora, modele o pao e deixe crescer por 2-3 horas ou ate que DOBRE de tamanho! Nao leve ao forno antes que dobre de tamanho mesmo que demore mais q 3 horas para dobrar!!! Os melhores resultados necessitam PACIENCIA! Se a temperatura de onde vc mora estiver fria, provavelmente ira demorar mais pra dobrar de tamanho!

Coloque em forno de temperatura media alta por +- 35 minutos ou ate que dore por cima de todos os lados. Nao retire muito antes dos 35 minutos pois podera estar cru por dentro. E melhor um pao marrom por fora e bem assado do que branquinho por fora e cru por dentro!

Para melhores resultados sempre melhor esperar por 1 hora antes de cortar a primeira fatia!

Todos os direitos reservados: 
United States Copyrights Office, TXu-1-842-930,  Titulo: Fermento de Kefir 

Copyright :: All Rights Reserved > Registered :: 2012-12-15 16:08:49 UTC > Title :: Fermento de kefir . > Category :: Blog > Fingerprint :: 10b23c0cc693cf708b83660052d0a048086af14921a767604455adb18f979905 > MCN :: ESTB8-49N6Q-BK1NA 

Esta receita assim como todas as outras de minha autoria estao registradas e protegidas pelo United States Copyright, favor ter educacao e pedir autorizacao e dar os creditos de autoria antes de copia-las e publica-las em seus sites. Nao me importo em dividir informacao... nunca me importei. So nao aguento o roubo de direitos autorais.