1 de outubro de 2012

Shitake!



Na foto acima os shitakes ainda estao rescem comecando a crescer, daqui 1 semana +- ja estarao grandes o suficiente para serem colhidos. Como eu faco isso? Bem, na verdade shitakes gostam de madeira densa e certo clima, entao nao se adapta bem em qualquer lugar. Sendo assim, pra facilitar minha vida ate eu conseguir inocular o pe de uma arvore de madeira densa (coisa que pode demorar uns 2 anos , quando da certo!!!) Eu comprei um tronco ja inoculado e estou cuidando do tronco como se fosse um bbzinho :) kkkk
Quem nao entende do assunto pode ver essa foto e torcer o nariz, fazer cara de nojo ou de (ponto de interrogacao! Tipo... que diacho e isso???) mas quem entende do assunto tenho certeza que nesse momento ficou com agua na boca e ja pensando em ir buscar seus shitakes no mercado mais perto pra fazer uma receita deliciosa com essas divindades nutritivas e medicinais!

O shitake (Lentinula edodes) é um cogumelo comestível que além de ser muito utilizado na gastronomia também possui propriedades terapêuticas.

Cultivado em toras de madeira há aproximadamente 800 anos pelos orientais, o shitake é um fungo que concentra alto teor de vitaminas, é rico em proteínas, ferro, potássio e substâncias que fortalecem o sistema imunológico.

Por conta do seu uso medicinal é conhecido como o "elixir da vida" por possuir importantes fatores de longevidade.

Seu consumo auxilia no combate a inúmeras doenças, como câncer e AIDS, porque inibe o desenvolvimento de células cancerosas e neutraliza a ação de vírus, bactérias e fungos.

A comprovação dessas propriedades terapêuticas foi alcançada após diversos estudos de cientistas de todo o mundo.

Pesquisas recentes também mostraram que o shitake atua como regulador da taxa de colesterol no sangue.

Na área cosmética, os subcompostos de shitake melhoram a tonicidade e a firmeza da pele.

Em produtos capilares, as propriedades do shitake tendem a recuperar os cabelos desvitalizados, além de desenvolver a resistência e a elasticidade, conferindo brilho intenso e leveza aos fios.
Fonte: CORAZZA, S. Revista Fúcsia Bio Extratus, número 2, Editora 2X1, Belo Horizonte/MG.