6 de junho de 2012

Pao rustico feito em panela de ferro.



Se vc assim como eu nao tem um forno comercial pra fazer seus paes, e quando usa seu forno comum sai tudo errado... Tenho uma dica infalivel pra vcs, mesmo com paes integrais. A panela de ferro, tampada !!! Ela serve como forno e como e pequena o vapor acumula dentro dela igual fornos comerciais onde sempre existe o vapor pra fazer a casca ficar crocante e mantem a temperatura constante.

Vejam os resultados , esse pao eu fiz hoje , usei meu fermento selvagem de abacaxi feito em casa, e 50% trigo integral. Prestem atencao na areacao desse pao, parece ate um queijo suico de tao perfeito! Ah ja ia me esquecendo, esse pao e de fermentacao longa pois e sourdough  :) o que ajuda ainda mais a baixar o indice glicemico dele como ja comentei em outro post.


Ingredientes:
2 copos de agua, 1 xicara de fermento selvagem (esse fermento e 100% integral), 1 xicara de trigo integral, 2 xicaras de trigo comum, 1 colher de sal, 1 colher de oleo.

Misturar todos os ingredientes (menos o sal). Deixar fermentando FORA da geladeira por 12 horas. No dia seguinte misture o sal, e faca o formato do pao com cuidado pra nao desfazer as bolhas de ar (algumas irao se desfazer mas nao precisa desfazer todas se tiver cuidado), se quiser que cresca ainda mais, misture uma colher de fermento seco pra pao (opcional). Coloque o pao na panela untada e tampe. Deixe crescer ate dobrar de tamanho. Quando dobrar coloque a panela no forno pre-aquecido alto com a tampa, e deixe por 35-40 minutos . So retire a tampa depois de pelo menos 30 minutos pra ver se ja esta pronto, senao vcs perderao o vapor.