22 de julho de 2012

Fermento de kefir .


Ja faz bastante tempo que venho pensando em fazer um fermento caseiro de kefir... So que como ja tenho o fermento selvagem de abacaxi : http://sustentaveleorganico.blogspot.com/2012/03/fermento-natural-para-pao-rustico.html, a ideia do kefir nunca saia do pensamento e passava pra pratica ... Pra quem nao sabe o que e kefir por favor visite esse website: http://www.kefir.com.br/ e se informe pois kefir e tudo de bom!
Aqui uma foto do kefir pra vcs terem uma ideia do que ele se parece:
fermento de kefir

kefir

Pois bem, depois de ler varias receitas na net como eu ja tenho certa experiencia com fermentacao caseira eu resolvi alterar as receitas que li a meu favor e mostrarei aqui todo o processo por etapas pra quem quiser me acompanhar ja comecar agora!

1 fase:

Misture 5 colheres de sopa rasas de trigo integral com 6 colheres de sopa cheias de kefir (nao os graos! So o liquido)

fermento de kefir
Fermento de kefir

Mexer a massa com uma colher de plastico ou pau 4-5 vezes durante o periodo das 24 horas e cobrir novamente com papel plastico e um minusculo furinho no plastico pra liberar o gas. 

Depois de 24 horas minha primeira fase ja estava pronta! Borbulhando :)

fermento de kefir
Fermento de kefir

Passando para segunda fase...

Para segunda fase usaremos toda a primeira fase e + 3,5 colheres de trigo integral + 2 colheres de kefir.
Fermento de kefir
Mexer a massa com uma colher de plastico ou pau 4-5 vezes durante o periodo das 24 horas e cobrir novamente com papel plastico e um minusculo furinho no plastico pra liberar o gas. 

Para minha surpresa minha segunda fase estava borbulhando e tb cresceu um pouco em menos de 6 horas!!!

fermento caseiro
Fermento de kefir

Entao passei para terceira fase!

Terceira fase:

7 colheres rasas de trigo integral + 3 colheres de kefir + toda a massa da segunda fase.

fermento de kefir feito em casa
Fermento de kefir

Mexer a massa com uma colher de plastico ou pau 4-5 vezes durante o periodo das 24 horas e cobrir novamente com papel plastico e um minusculo furinho no plastico pra liberar o gas. 

Agora e so esperar... Quando ficar pronta daqui a +- 24 horas eu mostro o resultado ;)

Ok ficou pronto a terceira fase, ja borbulhando e tb cresceu bastante!

final da terceira fase:
fermento de kefir

 Agora passando pra quarta fase...

Use somente a metade da terceira fase. (Isso mesmo, so a metade!  O resto jogue fora, de pro marido, pise em cima, use como quiser... nao me importa o que  vc fara com a outra metade, mas NAO use na continuacao da proxima fase kkkkkk, pois so precisamos da METADE = 50% kkkk)
continuando...
+9 colheres rasas de trigo integral
+3 colheres de kefir



Misture bem todos os ingredientes e forme uma bolota igual a da foto. Se ficar muito seca adicione mais kefir! 
Cubra com papel plastico com um minusculo furinho pra sair o ar e espere ate que dobre de tamanho. A espera ira ser diferente devido a varios fatores... Se a massa ficou seca demais ira demorar mais, se seu clima e frio ira demorar mais tb! Nao mude de fase ate dobrar de tamanho, mesmo que demore alguns dias pra isso acontecer. Nunca esquecendo de mexer a massa 4-5 vezes por dia para que bacterias maleficas nao se misturem. Depois de arear a massa feche novamente.

Final da quarta fase:
fermentacao de kefr
Fermento de kefir


Ultima fase :)

Agora que todas as suas fases ja funcionaram, vc esta pronta pra passar pra fase final :) E depois disso guardar seu fermento de kefir na geladeira por tempo indeterminado, desde que claro vc tome as devidas precaucoes pra que ele nao morra!
Ok vamos la para a ultima fase de seu fermento caseiro:

Metade da quarta fase (isso mesmo, so a METADE!!!!)
+
2 copos de trigo integral
1 copo de agua filtrada e sem cloro.
(se ficar muito seca coloque um pouquinho mais de agua, e se ficar muito pegajosa coloque um pouquinho mais de trigo!) A massa tem que ficar maleavel para que vc possa misturar bem e formar uma bolota.


Pronto, quando essa massa dobrar de tamanho estara pronto seu fermento de kefir e  para ser guardada da geladeira. Mostro como ficou depois que a minha crescer e tb explico depois como se faz o procedimento para refrescar a massa uma vez por semana!
Volto depois pessoal!
fermento de kefir
Fermento de kefir

Fermento prontinho! Agora e o seguinte... Vc leva ele pra geladeira e guarda ele sempre coberto por papel plastico assim como na foto. Toda a semana pra nao o deixar morrer o alimente com ( 1 parte do fermento velho + 3 partes de trigo integral + 2 partes de agua filtrada). Deixe crescer fora da geladeira e assim que crescer leve para a geladeira novamente. Repita essa operacao 1 vez por semana e assim tera o fermento de kefir pra sempre na geladeira esperando pra ser usado em seus paes. Pra fazer o pao, use uma colher de sopa de fermento para cada 1 xicara de trigo. Sempre espere o pao dobrar de tamanho antes de colocar no forno! 
____________________________________________________________________
Resultado do primeiro pao feito com fermento de kefir...

GENTE GENTE GENTEEEEEEEEEEEEE!!! To mais feliz que pinto no lixo kkkkkkkkkkk igual minha amiga Cleia Adriana Pelagio Cramer sempre fala!!! Depois de esperar 2,5 horas pro pao com a fermentacao de kefir crescer... foi pro forno e ........... Voalaaaaaaaaaaaaa um dos paes mais bonitos que ja fiz na vidaaaaaaaaa (e olha que ja fiz muitos paes lindos... modestia parte kkkk) !!! Eu nao to nem acreditando!!!
Parece ate um queijo suico... vejam a areacao desse pao... As entradas de ar estao lindissimas, especialmente se tratando de um pao 50% integral ...

fermento de kefir
Fermento de kefir
pao com fermento de kefir
pao com fermentacao de kefir

pao feito com fermento de kefir
Fermento de kefir

Receita:

2 xicaras de trigo integral
2 xicaras de trigo branco
4 colheres de sopa de fermento de kefir (1 colher pra cada xicara se quiserem aumentar a receita)
2 colheres de agave nectar OU mel OU acucar mascavo
1 colher de sopa de sal
2 colheres de azeite de oliva
2 xicaras de agua 

Misturar todos os ingredientes (se ficar muito duro acrescente mais agua, se ficar pegajoso demais acrescente mais trigo) precisa ficar macio e BEM maleavel mas nao pegajoso!

Misture tudo e deixe descancar por 10 minutos. Passando os 10 minutos sovar por 2 minutos! (repetir essa operacao 4 vezes no decorrer de 1 hora).
Passado a 1 hora, modele o pao e deixe crescer por 2-3 horas ou ate que DOBRE de tamanho! Nao leve ao forno antes que dobre de tamanho mesmo que demore mais q 3 horas para dobrar!!! Os melhores resultados necessitam PACIENCIA! Se a temperatura de onde vc mora estiver fria, provavelmente ira demorar mais pra dobrar de tamanho!

Coloque em forno de temperatura media alta por +- 35 minutos ou ate que dore por cima de todos os lados. Nao retire muito antes dos 35 minutos pois podera estar cru por dentro. E melhor um pao marrom por fora e bem assado do que branquinho por fora e cru por dentro!

Para melhores resultados sempre melhor esperar por 1 hora antes de cortar a primeira fatia!

Todos os direitos reservados: 
United States Copyrights Office, TXu-1-842-930,  Titulo: Fermento de Kefir 

Copyright :: All Rights Reserved > Registered :: 2012-12-15 16:08:49 UTC > Title :: Fermento de kefir . > Category :: Blog > Fingerprint :: 10b23c0cc693cf708b83660052d0a048086af14921a767604455adb18f979905 > MCN :: ESTB8-49N6Q-BK1NA 

Esta receita assim como todas as outras de minha autoria estao registradas e protegidas pelo United States Copyright, favor ter educacao e pedir autorizacao e dar os creditos de autoria antes de copia-las e publica-las em seus sites. Nao me importo em dividir informacao... nunca me importei. So nao aguento o roubo de direitos autorais. 



49 comentários:

sonia polonio disse...

obrigada por compartilhar!!
bjs

sonia polonio disse...

plesKorAdorei, obrigada por compartilhar!!
bjs

Jaqueline disse...

Obrigada a vcs por deixarem seus comentarios! Vejo que mais de 200 pessoas ja passaram por esse topico e muitas copiaram a receita mas nao avisaram! Gostaria de saber como esta sendo a experiencia de vcs quando testam esse fermento! Abracos

Anônimo disse...

Obrigada por encinar, vou começar hoje meu fermento com kefir.

Jaqueline disse...

Vcs que ja fizeram e gostaram deixem suas duvidas e comentarios aqui por favor!

Kefir Alimento Probiótico disse...

Quer ganhar doação dos grãos de Kefir? Temos mais de 140 doadores por todo Brasil, Espanha, Portugal que doam gratuitamente, so abrir nossa lista de doadores e solicitar por email.

http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/

Abraços e obrigada Jaqueline por permitir essa divulgação.

Jaqueline disse...

Oi linda obrigada a vcs todas por distribuires mais saude!

Anônimo disse...

ola, Jak
estou começando hoje meu fermento de kefir, parece mais facil do que o de abacaxi kkk, só fiquei com uma duvida, depois que eu utilizar ele e quizer alimentá-lo, nao devo mais usar kefir?
Ps. sou a Cidinha, sua amiga do facebook, nao sei escolher esse negocio de identidade ai embaixo, então coloquei anonimo kkkk

Jaqueline disse...

Vc nao precisa mais adicionar o kefir. Porem se vc quiser nao tem problema. E opcional! Os microorganismos se multiplicam super rapido, entao adicionar mais deles so seria necessario se vc notar que seu fermento nao esta potente!

Anônimo disse...

' gostaria de saber se posso usar o kefir de agua tambem' nao tenho o de leite' obrigada-Dafne

Satyo disse...

Adorei seu Blog Jaqueline! Grata!!!

Será que o fermento também pode ser feito com o kombu chá?

Jaqueline disse...

Pode sim amiga :)

Anônimo disse...

Seus fermentos sao otimos, ja testei todos e gostei mais do de abacaxi. Ele faz triplicar de tamanho qualquer massa que eu uso. E o melhor de tudo eu finalmente posso fazer um integral de qualidade. Obrigada

Unknown disse...

Oi Jaqueline,
Adorei seu Blog, muito criativo cheio de matérias interessantes, creio que vou virar uma leitora assídua, parabéns.

Unknown disse...

Olá Jaqueline, onde consigo achar o kefir?
Obrigada!

Unknown disse...

Olá, eu consigo fazer qualquer receita de pão com este fermento somente subistituindo no lugar do biológico? Ou somente receitas especificas?

Unknown disse...

Olá !! Adorei!!! Também gostari de saber onde encontrar o fermento kefir? Moro no Rio de Janeiro. Obrigada Maju Rocha

Carla disse...

olá! parabéns pelo blog que desconhecia. Estou fazendo o fermento kefir, irei agora para 4ª fase :) depois para o fermento não morrer, vc diz que se deve adicionar fermento velho. vamos ver: é retirar um pc massa do pão, ou´o quê? Obrigada se puder esclarecer. sou novata nestas coisas de fermentos naturais e agora tenho um forno de lenha, é obrigatório fazer pão nele!

Raquel Carvalho disse...

Ola, Jaqueline

eu tentei fazer o fermento natural com a receita de uma outro site, la não dizia usar so a metade na terceira e quarta fase, pois bem fui nas etapa, o fermento cresceu fiquei susper feliz, kkkk fui fazer o pao ontem, que pão mais horrivel do mundo kkkk ficou acido, gosto horrivel, duro e cru kkkk, se me permitir vou tentar fazer a sua receita, mas qual a quantidade certa de fermento, será que coloquei demais, o trem cresceu, mais o gosto sem condiçoes, kkk

Unknown disse...

Olá Jaqueline Lopes,tudo bem agradeço o Fermento de Kefir,ja enviei para o Meu
Pinterest,Voce ja esta la,nos Alimentos Orgânicos na Minha Página... Abraços.

Unknown disse...

Olá jáqueline muito obrigada por dividir suas receitas .comecei hj a fazer o Fermento de kefir.

Unknown disse...

Sensacional!Amei o seu Blog e pretendo testar tudo que puder.Esse pão deve ficar maravilhoso!Obrigada por compartilhar conosco Jaqueline Lopes.

Unknown disse...

Fiquei com uma dúvida é farinha de trigo integral ou trigo grão que se usa pra fazer o frmento?

Unknown disse...

Obrigada por compartilhar esta receita de fermento de Kefir. Queria saber se este fermento tem as mesmas qualidades do fermento de abacaxi de deixar conservar e deixar o pão macio por mais tempo e se na hora de fazer o pão também é possível misturar com o fermento seco biológico para turbinar o resultado?

julio disse...

Bom dia Jaqueline, parabéns pela ideia de compartilhar seu trabalho. peço licença para compartilhar. abraços

RAFAEL disse...

Olá, Jaqueline!

Tenho uma duvida: se a farinha de trigo branca possui branqueadores cancerígenos, onde encontrar farinha branca sem tais produtos, se é que existe?

E onde encontro Kefir? Porque aqui no Brasil eu nunca vi em lugar algum.

muito obrigado!

Vou divulgar seu blogue pro mundo inteiro! Kkk

Jaqueline disse...

Rafael o kefir vc encontra no facebook. La existem comunidades so pra doadores e pessoas que gostariam de ter. Procura la que vc acaba encontrando. Quando a farinha branca sem branqueadores no Brasil vou ficar te devendo essa informacao. Imagino que vc teria que ligar diretamente pro fabricador pra perguntar pois de certeza nem o revendedor vai saber te responder.

Unknown disse...

Olá Jaqueline, tudo bem? O fermento vc fez com kefir de leite? Se foi, vc acha q é possível fazer tb com kefir de água? Tentei fazer com kefir de água com as medidas que vc passou, mas ele não formou bolhas nas primeiras 24 horas, como na fotografia. Parece q ele ficou mais liquido. Vou tentar novamente deixando ele mais grosso pra ver no que dá. Desde já agradeço imensamente os conhecimentos passados. Abraços, Gabi

Unknown disse...

Olá Jaqueline, tudo bem? Na receita do fermento vc utilizou o kefir de leite? Se sim, vc acha q seria possível fazer com o kefir de água tb? É que eu tentei fazer com o kefir de água e ele não ficoi cheio de bolhas nas primeiras 24 horas, que nem na foto. E parece q ele ficou muito líquido. Vou tentar fazer se novo deixando ele um pouco mais grosso pra ver no que dá. Desde já agradeço imensamente o conhecimento passado. Grande abraço, Gabi.

Unknown disse...

boa tarde Jaqueline sou Elievou começar agora meu fermento estou com medo estou um pouco confusa nas partes de alimentar

Unknown disse...

Oi tudo certo? Essa receita da certo se fizer só com o trigo integral? Bjs

Anônimo disse...

Mulher da cozinha, não sei o que mais me atrai em você: se são esses cabelos rebeldes, esse sorriso festeiro ou esses pães deliciosos !

Unknown disse...

Comecei hoje à fermentação. Estou ansiosa pra próxima fase!!! Obrigada por compartilhar e mostrar o passo a passo. Gratidão!!!

Unknown disse...

Oi Jaqueline, comecei hoje à fermentação com kefir! Já fiz muitas receitas, mas fermento natural ainda não! Estou ansiosa para a próxima fase. Gratidão por compartilhar!!! Abraços. Elis

Unknown disse...

Jaqueline, boa noite! Estou amando fazer pães com fermentação natural. Preparei o fermento de kefir como ensinado no passo a passo. Hoje fiz os pães. Ficaram MARAVILHOSOS!!! participo dá comunidade de doação de kefir. Posso compartilhar o link das receitas? Muito obrigada! Abraços, Elis.

Carmen disse...

Olá Jaqueline,que legal. Faço pães integrais usando o soro do leite. E cultivo kefir tbm. Já tinha tentado fazer o fermento natural mas não c o kefir. Agora vou fazer o fermento natural. E substituir o soro do leite pelo soro do kefir. Depois te conto. Valeu

Catarina Vieira disse...

Olá, gostaria de saber se é o kefir de leite? ou se é possível fazer com o de água?

Unknown disse...

Olá! Adorei teu blog! Quando eu usar o fermento como reforço ele para guardar na geladeira? Bjus

Anônimo disse...

Oi Jaqueline! Amei seus paes. Estou fazendo o fermento de kefir. Vou passar agora para a quarta fase, mas em nenhuma delas o meu fermento borbulhou e nem cresceu. Mas a cada 24 hs fui passando de fase. Entendi que so da 4a. pra 5a. fase é que tem que esperar até mais de um dia se nao tiver crescido... É isso mesmo? Nao sei mexer muito aqui, por isso vou colocar como anonimo :(

Anônimo disse...

Kefir de leite ou água ?

Alexandre disse...

Boa tarde. Primeiramente parabéns pelo "BROG"! Já tenho o Kefir há um tempo e venho tentando fazer queijo... consegui fazer um cream cheese, hehehee.... ficoou até legal! pra passer no pão uma delícia! Uma experiência e tanta!

Pairam algumas dúvidas sobre o ferment:

1. Mantenho o kefir (leite foi o meu liquido) na geladeira até terminar as fases do ferment?

2. A massa que está sendo gerada, antes de ficar totalmente pronta, ou seja, as fases iniciais posso manter fora da geladeira mesmo?

Obrigado!

Anônimo disse...

Tb fiquei com essa dúvida: não entendi o que tem que fazer semanalmente para não perder o kefir: uma parte do fermento vermelho com 3 partes de trigo integral e 2 de água? Como assim? Então do fermento que teria na geladeira uso uma parte é jogo o resto fora? Uma parte seria medida por colher de sopa, por ex? Obrigada

Luciana Lemos dos Santos disse...

Boa tarde. Parabéns pelo seu blog, está ajudando a quem não sabe usar o kefir. Obrigada por compartilhar a receita do fermento kefir. Eu só tenho 3 dias usando o kefir e estou em busca de receitas. Sucesso! Luciana Lemos dos Santos.

Aracelia disse...

Olá! Não encontrei resposta para a pergunta referente ao fermento do Kefir de água! Pode se obter o fermento do Kefir de água? Obrigada, abraços




Fazendo Varias Artes em Croche disse...

Oi Jacqueline bom dia....
Faço pães caseiros para vender e gostaria de saber se posso substituir o fermento biológico fresco pelo fermento de Kefir eu ja substituo a agua e o leite da minha massa pelo soro de Kefir e o iogurte e meus pães ficam bem macios e crescem muito mas gostaria de substituir o fermento biológico fresco pelo fermento de kefir eu uso dias colheres bem cheia de fermento biológico fresco qual seria a proporção para o fermento de kefir? E tb usei fermento natural e achei que os pães ficaram vlm um gosto mais azedo sinceramente não gostei muito os meus pães ficam bem leves e sem gosto ácido e gostaria de manter esse sabor e casca não fica crocante demais como com o fermento natural vc pode me ajudar? Desde ja agradeço a sua atenção bjs sua xará Jacqueline

Fazendo Varias Artes em Croche disse...

Oi boa noite
Faço pão caseiro para vender e uso fermento biológico fresco 2 colheres de sopa cheia gostaria de saber qual a quantidade que eu preciso para substituir o fermento biológico fresco pelo de Kefir e gostaria de obter mesma massa o meu pão fica como pão de leite fofinho e fiz um de fermento natural e achei meio rústico e muito azedo gostaria de obter uma massa leve e sem muita acidez se puder me ajudar agradeço bjs Jacqueline

Anissa disse...

Olá! Para fazer o fermento vc usa o kefir feito no leite ou na água?
Será que usando o da água da certo?

Anissa disse...

Olá!
Pra fazer o fermento vc usa kefir de leite ou de água?
Será que usando o de água da certo?

Unknown disse...

Sensacional 😍😍 Já vou começar fazer pra testar. Obrigada por compartilhar 😊