21 de janeiro de 2013

Obesidade Infantil : Muito Alem do Peso.




Para assistir a versao completa do filme click aqui: Documentario sobre obesidade infantil...

Comer pode até parecer uma tarefa simples, automática, que dispensa planejamento e formalidades. Por ser rotineiro e frequente, a reflexão sobre o que se come não passa pela hora das refeições. É preciso tomar distância desse ato trivial para compreender as tensões e conflitos embaladas na alimentação contemporânea.
O documentário Muito Além do Peso traz um retrato do estilo de vida de crianças brasileiras de Norte a Sul; de centros urbanos e zonas rurais; e de rico e pobre. Seja qual for a região ou a classe social, o estudo mostra que a comida ultra processada penetra com facilidade nos lares, abastecendo as despensas com produtos de caloria vazia, excesso de açúcar e hábitos não saudáveis.
Com direção de Estela Renner, o filme reúne dados e depoimentos de especialistas da área da saúde, nutrição, educação, direito, publicidade e psicologia; e chefs como Ann Copper, do Shcool Food Project, e Jaime Oliver, do Food Revolucion. Os pais também são entrevistados, mas o foco está nas crianças. A voz dos pequenos é o fio condutor do documentário. A partir do olhar delas é que são tecidas as análises. A proposta é provocar o debate sobre as questões do comer e da qualidade dessa alimentação diária. Vozes e olhares são entrelaçadas para ampliar o diálogo na sociedade civil e na mídia.
O documentário não caça um culpado, mas ouve diferentes pontos de vista, pois trata-se de um assunto complexo. De acordo com os autores Daniel e Cravo no artigo "Valor social e cultura da alimentação", qualquer que seja o aspecto da alimentação assumido, ele estará relacionado a outros, o que o torna inevitavelmente integrado. Não se trata de hierarquizar a importância de diferentes conhecimentos, mas de concebê-los no complexo de elementos em que se insere a alimentação". O filme explora essa complexidade ao mostrar depoimentos de crianças que adquiriram doenças como diabetes, trombose, além da obesidade; da dificuldade para praticar esportes; do excesso de horas em frente à TV e computador; e da publicidade infantil. Uma das estatísticas apresentadas é de que a criança passa mais tempo em frente às telas do que na escola; estão brincando menos; e comendo cada vez mais sozinhas.
A infância está sendo bombardeada com muita informação e, de acordo com Estela, instituições, pais e governos são responsáveis por uma mudança. Cerca de um terço das crianças no Brasil estão com sobrepeso. Mudar essa realidade exige um esforço cooperado, articulado e engajado. Não depende só da escola ou dos pais.
Alimentação é um assunto que diz respeito ao cidadão que se alimenta, e também àqueles que não têm essa condição. É um problema entre o ser humano e a natureza. Muito além do peso é para todos. Não é só para quem tem filho pequeno ou adolescente; não é para educadores; ou profissionais da saúde. Não é um filme temático. É um projeto que chama atenção para a centralidade da comida na cultura e seu impacto na sociedade. A comida serve para pensar no presente e projetar o futuro. É o cinema é uma ótima maneira para se afastar do cotidiano para refletir sobre ele.
Sinopse
Dirigido por Estela Renner, produzido por Marcos Nisti e patrocinado pelo Instituto Alana, o documentário Muito Além do Peso é um retrato fiel e panorâmico da obesidade, a maior epidemia infantil da história. Para colorir e sonorizar o problema com histórias e personagens reais, a equipe percorreu as cinco regiões do país, mergulhou em diferentes realidades sociais, e entrevistou especialistas do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. São histórias de crianças, pais, professores e médicos que emocionam, chocam, informam e alertam sobre a obesidade. Recheada por dados numéricos, o filme constrói um painel amplo e reflexivo sobre a questão.
Ficha técnica
Direção - Estela Renner
Produção Executiva - Marcos Nisti
Montagem - Jordana Berg
Direção de produção - Juliana Borges
Direção de fotografia - Renata Ursaia
Trilha Sonora - Luiz Macedo
Animação - Birdo
Produtora Maria Farinha Filmes
Fonte: http://www.sidneyrezende.com