10 de março de 2012

Os pais tambem sao culpados!




Estoria pra boi dormir...

Amigas e amigos...

Vcs ja debateram sobre dar ou nao dar acucar, frituras, refrigerantes, e porcarias em geral com pessoas que sempre lideram com aquela famosa frase... "E melhor eu dar do que ser radical e proibir , pois conheco (a amiga da minha vizinha, ou o irmao da minha prima, ou a filha da minha empregada, ou etc etc etc) que nao podia comer nada pobrezinha e agora que e adulta come de tudo sem parar e esta obesa... Entao devido a isso nao proibo nada aqui em casa"???? Ja escutaram isso antes???

Ja escutaram isso amigos??? Acredito que sim, pois essa e a linha de raciocinio da maioria da populacao! Entao pra nao acreditarmos mais nos contos infundados da carrocinha, vamos aos fatos cientificos por favor!!!

Logico que nao estamos falando do 100% radical, pois o TOTAL radicalismo realmente e perigoso! Mas estamos falando daqueles pais que estao sempre PRESENTES e PREOCUPADOS com a alimentacao dos filhos. Aqueles que nao deixam os filhos comerem acucarados e afarinhados e processados todos os dias, mas se acontecer de os filhos comerem alguma porcaria em uma festinha de crianca ocasionalmente eles nao se importam muito pois sabem que fazem o melhor que podem no dia a dia da crianca.

O que e muito diferente dos outros que no dia a dia sempre ou quase sempre tem em casa bolachinha, bolos com trigo branco, pao com trigo branco, geleia, refrigerante, arroz branco, sucos industrializados, iogurtes cheios de acucar, leite com achocolatados, frituras, etc etc... Essas criancas geralmente detestam legumes e verduras... E uma briga pra elas aceitarem essas coisas, e os pais desistem e comecam a dar o que as criancas pedem pois nao sabem mais o que fazer ... E no desespero comecam a usar a linha de raciocinio de que , e melhor dar o que eles querem do que ser radical KKKKKKKKKKKKK.



Crianças com sobrepeso e obesos estão em maior risco de desenvolver problemas de saúde graves, tais como:

diabetes tipo 2
pressão alta
colesterol alto
problemas ósseos e articulares
asma
agito ou desordenados padrões de sono
problemas de fígado e doença da vesícula biliar
depressão e baixa auto-estima

Fora isso a falta de nutrientes basicos como vitaminas e minerais pode fazer com que seu filho tenha problemas em muitas outras areas, algumas que vc so ira notar no futuro. E tb podera afetar sua vida de estudante, menos energia e concentracao para os estudos sao problemas tipicos de uma ma alimentacao.


Alguns fatores comuns que contribuem para a ma alimentacao e obesidade infantil sao:

Criancas sao esponjas e quando veem seus pais comendo mal irao seguir o mesmo caminho. Alem disso comerciais na TV incentivam as criancas a comerem os produtos acucarados e cheios de sodio toda hora. Muita exposicao na frente da TV nao e bom pra ninguem. Crianca precisa e de atividade que incentivem o cerebro e o corpo!

Famílias ocupadas que nao cozinham ou que se alimentam na maior parte de produtos industrializados.

Acesso fácil a alimentos baratos de alto teor calórico rápido e junk food.

Porções de alimentos são maiores do que costumavam ser, tanto em restaurantes e quanto em casa.

As crianças passam menos tempo ativas , e mais tempo assistindo TV, jogando videogames, e sentado em frente ao computador.

Muitas escolas estão eliminando ou cortando seus programas de educação física.



"Hábitos saudáveis ​​começam em casa. A melhor maneira de combater ou prevenir a obesidade infantil e problemas de peso é fazer com que toda a família se envolva numa vida mais saudável. Fazer melhores escolhas alimentares e se tornar mais ativa vai beneficiar a todos, independentemente do peso. E com toda a família envolvida, será muito mais fácil para o seu filho com excesso de peso para fazer mudanças duradouras."


Os pais têm de tomar medidas e responsabilidade no início, não apenas para seus filhos, mas para si também. Se eles não podem dar o exemplo, então as crianças estão indo somente perpetuar hábitos de seus pais. Além disso, os pais precisam enfrentar a realidade da situação, e admitir que seus filhos podem vir a ter um problema e pode ser de alto risco para a saúde, como asma e doença cardíaca. Mais e mais crianças, bem como os adultos, estão se tornando menos e menos ativas. Podemos agradecer a mídia, os videogames ea internet quanto a isso. Não é certo para os pais a submeter seus filhos a possíveis problemas de saúde física e, pior ainda, questões de saúde mental. As crianças precisam de modelos ... que em minha mente, começam com os pais.


Se um dos pais é obeso ou tem sobrepeso, há uma chance de 50 % que os seus filhos também serão obesos. No entanto, quando ambos os pais são obesos, os filhos têm uma chance 80 % de serem obesos ou ter sobrepeso. Apesar que certas doenças pode causar obesidade, menos de 1% de toda a obesidade é causada por problemas físicos. (fonte:http://www.aacap.org/cs/root/facts_for_families/obesity_in_children_and_teens)


Aqui um super estudo sobre o que acontece com os filhos de familias que praticam bons habitos alimentares desde crianca (Familias que se importam e fazem sua parte!): http://www.jacn.org/content/21/2/128.2.full.pdf+html


Um otimo estudo tb sobre os efeitos de deixar suas criancas assistirem TV muitas horas por dia e consequencias tais como sobrepeso e obesidade no futuro: http://www.kff.org/entmedia/upload/The-Role-Of-Media-in-Childhood-Obesity.pdf


Um super estudo da ONU feito pra entender QUEM esta ficando obeso e PORQUE essas pessoas de um certo grupo socioeconomico sofrem mais.
http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0005/98231/e89375.pdf


Esse estudo que influencia muitos outros estudos e programas governamentais fala que querer mudar a dieta do seu filho e tornar seu filho mais saudavel, sem mudar a dieta dos pais tb nao funciona. Que pra resolver o problema, uma atitude na familia inteira tem que ser tomada . Nao adianta os pais comerem porcarias na frente dos filhos e esperarem que eles comam brocolis na sua frente, isso nao funciona!

http://her.oxfordjournals.org/content/19/3/261.full


Pra finalizar vou postar essa super META ANALYSES (Grupo de varios artigos importantes juntos) e feito para o governo com o proposito de explicar as causas que agravam o problema de sobrepeso e obesidade infantil, onde estao os culpados e ideias para resolver esse disastre alimentar que gera tantas doencas e mortes pelo mundo:

http://aspe.hhs.gov/health/reports/child_obesity/ A parte da influencia de pais sobre a alimentacao dos filhos nao somente quando criancas mas pela vida inteira e bem clara! Os pais que promovem uma alimentacao saudavel para sua familia, e que sao os modelos tem sempre os melhores resultados. 



Os pais que NAO promovem uma alimentacao saudavel desde os primeiros anos de vida de suas criancas, ou os pais que (falam que gostariam que seus filhos se alimentassem de forma melhor , MAS QUE NAO SAO O EXEMPLO ) sao os que tem os piores resultados, voltando aqueles velhos numeros de 50% a 80% dos pais com sobrepeso e obesos sao os que terao filhos com sobrepeso e obesos no futuro!


PS: Todos esses artigos poderao ser traduzidos com o tradutor do google do Ingles para o Portugues :)


Quanto mais cedo vc mamae e papai oferecer porcarias para seu filho, (doces, refrigerantes, fast food, frituras) , mais cedo seu filho tera a grande chance de ser uma crianca ou um adulto problematico, com baixa auto-estima e doente!!! Vc esta nesse mundo para proteger e educar seus filhos e nao para promover doencas em quem vc mais ama!

Ninguem e perfeito, mas todos podemos fazer melhor !!!
Se vc chegou agora e nao leu o comeco do topico, va la e leia todas as provas dadas sobre o assunto!

O resto e estoria pra boi dormir!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom este post ainda não tenho filhos mas pretendo dar uma alimentação saudavel a eles, ontem comecei minha horta caseira exatamente p me habituar a comer mais saudavel.
Adoro seu blog e o grupo do Face, obrigada por usar seu tempo p compartilhar tantas coisas boas conosco.