11 de abril de 2012

Deficiencias em certas vitaminas e consequencias!



Como vcs ja sabem ou deveriam saber, varias vitaminas e minerais sao ESSENCIAIS para nossa saude. A palavra ESSENCIAL quer dizer mandatoria, se vc nao ingerir a vitamina ou mineral que seu organismo precisa voce IRA sofrer as consequencias dessa falta. As consequencias variam em grau de severidade dependendo de fatores tais como: Existe uma falta repentina ou uma carencia total dessa vitamina ou mineral? Vc deixou de consumir um grupo inteiro de alimentos? Desnutricao generalizada! Ma nutricao! Etc...

Certas faltas de vitaminas e minerais demoram um bom tempo a serem percebidas por quem nao entende dos sinais que o corpo esta emitindo ate ser tao obviu que vc ficara doente e tera que procurar um medico. Outras faltas chegam mais rapido, a doenca, a fraquesa e obvia. Ainda outras mudam a coloracao da pele ou ate mesmo a formacao dos ossos. Algumas carencias podem ser tratadas e remediadas e a saude retornara quando a carencia for suprida, ja outras carencias podem ter consequencias severas como cegueira para toda vida.

Aqui irei informar as carencias mais conhecidas e suas consequencias mais relatadas.

Vamos comecar com carencia em vitamina C:
Esses sintomas tb sao bem comuns em alcolatras pois vitamina C e soluvel em agua e geralmente quem bebe demais urina demais e nao se alimenta bem. Se vc urina demais e nao se alimenta bem provavelmente toda vitamina C que esta entrando no seu corpo esta saindo antes de ser absorvida 





Falta de vitamina D e/ou calcio:
 Resfriados ao contrario do ditado popular que poderiam serem curados com vitamina C, respondem muito melhor a vitamina D proveniente do sol ou de alimentos tais como: Nozes, peixes gordurosos, e certos alimentos fortificados.

A severa falta de vitamina D na infancia e primeiramente caracterizada por deformindades nos ossos tais como a conhecida perna torta invertida pra dentro ou pra fora e o conhecido popularmente peito de pombo:





Osteoporosis



Falta de vitamina A:

Falta de suficiente vitamina A no organismo causa mais da metade dos problemas de visao e cegueiras em adultos e principalmente criancas mundialmente. O que poderia ser totalmente evitado :(

O Ministério da Saúde divulgou, pela primeira vez, a prevalência nacional de anemia e deficiência de vitamina A entre crianças menores de cinco anos e mulheres de 15 a 49 anos, por meio da nova edição da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS 2006).

A pesquisa, encomendada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), revelou que 20,9% das crianças e 29,4% das mulheres brasileiras têm anemia. A situação mais preocupante é a da região Nordeste, onde o percentual foi de 25,5% das crianças e de 40% das mulheres. A prevalência de anemia em crianças com menos de 24 meses e de áreas urbanas e em mulheres negras também se sobressaiu.

Algumas consequencias da falta de vitamina A:


Cegueira total ou parcial irreversivel.

Problemas de pele causados por falta de vitamina A. (Pele e cabelo estremanente secos)

Falta de Vitamina K

A falta severa de vitamina K no organismo impedira nosso sangue de se coagular quando necessario podendo causar hemorragia severa.





Falta de vitaminas do tipo B:
 Especialmente comum entre muitos vegans, vegetarianos, ou pessoas que nao se alimentam de nada que seja de origem animal mas que tb nao substituem adequadamente as necessarias vitaminas que seus organismos necessitam.

Alguns sintomas:

Esse bb da foto apresenta perca de peso, inchaco pelo corpo, canto da boca partido, cabelo muito mais fino que normal, e sintomas de fadiga cronica.


Boca e lingua com sintomas de queimacao continua.

Dores de cabeca , fraquesa, anemia, falta de energia.


                         Problemas de pele, mucosas e possiveis ma funcoes mentais devido falta devitamina B3.





Falta severa de vitamina E:

Problemas com celulas vermelhas, degeneracao de nervos, dificuldade em locomocao, caimbras.

Degeneracao dos nervos.
                                     


                                                     Deficiencia em Magnesio:

Fraquesa, confusao mental, convulsoes, contracoes involuntarias dos musculos, problemas com funcoes dos nervos, problemas dentarios, pessima imunidade.
Ataque cardiaco!

Falta de Potassio:

Fraqueza nos musculos, paralisia, e confusao mental, constipacao aguda.

Fraquesa, confusao mental

constipacao

Quedas e elevacoes nao explicadas na pressao sanguinea.

Caimbras e fraquezas musculares.


Falta de Iodo

As doencas mais comuns associadas com a falta de iodo sao doencas que envolvem a tyroide.



Cretinism e um tipo de deficiencia de iodo durante a gravidez que afeta o cerebro dos bbs causando atrazo mental.

Falta de ferro:








A mao amarelada e de uma pessoa com anemia profunda.



Falta de zinco:

Retardacao mental, cansaco, fadiga, queda de cabelo, lesoes nos olhos e na pele, perda de apetite, producao de espermatozoides, impotencia sexual, cancer, problemas imunologicos como um todo.




Falta de Selenio:

Alguns tipos de doencas cardiacas, dores musculares, inflamacoes, hipotiroidismo, sistema imunologico baixo e varios tipos de alergias.



Hipotiroidismo:


O hipotireoidismo é uma doença característica da falta de hormônios tireoidianos no organismo do paciente. Nas crianças, principalmente, a doença deve ser detectada nos primeiros meses de vida, já que um tratamento não adequado pode causar sérias complicações, até mesmo retardamentos mentais e físicos.

Todo o tratamento é realizado à base de medicamentos com a composição desse hormônio tireoidiano, que irá adequar os pacientes a uma vida normal, sem nenhum sintoma, levando, até mesmo, à cura, depois dedeterminado tempo de uso do medicamento.

Em adultos os sintomas são diferentes dos das crianças, já que possuem sintomas cotidianos, como palidez, falta de apetite, cãimbras, fraqueza, fadiga, dores musculares e de cabeça constantes, entre muitos outros. A comprovação da doença só é possível por exames de sangue específico, no qual será identificado o grau de hipotireoidismo no paciente. Contudo, a medicina está, cada vez mais, buscando novas formas de prevenção e de cura para essa doença.

Exitem muitas outras doencas que sao causadas pela deficiencia de vitaminas e minerais, essas sao apenas algumas delas!


Fontes:

Nutrition concepts and controversies - Sizer Whitney
Mayo Clinic
Wikipedia
http://jn.nutrition.org/content/130/5/1344S.full
http://ddr.nal.usda.gov/bitstream/10113/17955/1/IND44063369.pdf
http://www.fao.org/DOCREP/W0073e/w0073e05.htm
http://www.pediatricsdigest.mobi/content/107/4/e46.full

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/palestras/cancer/vitaminas_minerais.pdf
Vitamins in Human Health and Disease, T.K. Basu, J.W. Dickerson, CAB International, 1996.
Alimentos, Nutrição e Dietoterapia, L. Kathleen Maban, Sylvia Escott-Stump, Ed. Roca, 1998.
Tabela e Composição Química dos Alimentos, Guilherme Franco, Ed. Atheneu, 1999.
http://www.dna.ind.br/?url=show_materia&id=NjE=
http://www.feedingminds.org/level3/lesson1/vitamins_pt.htm
http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/nutricaoesaude/2010/12/31/as-funcoes-das-vitaminas-e-sais-minerais-no-organismo/
http://kidshealth.org/teen/food_fitness/nutrition/vitamins_minerals.html
http://www.cdc.gov/nutrition/everyone/basics/vitamins/
http://en.wikipedia.org/wiki/Vitamin
http://en.wikipedia.org/wiki/Vitamins_%26_Minerals_(EP)






























Um comentário:

Anônimo disse...

Estoy totalmente de acuerdo contigo, http://farmaciaporvera.com/#382 creo que te estas dando con una pared, no insistas e invierte donde creas, este foro no es de consulta, se mueve por intereses de unos pocos que hablan del interés personal de lo que debe de hacer un valencia y no un estudio de cada valencia.
[url=http://farmaciaporvera.com/#196]Comprar Cialis (Tadalafil)[/url] Hola.